(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)
O levantamento semanal realizado pela consultoria AgRural constatou que 76% da área cultivada de soja no Brasil havia sido colhida até a última quinta-feira (26).
O avanço semanal dos trabalhos foi de dez pontos percentuais. O ritmo está em linha com o registrado na mesma época do ano passado e acima da média de cinco anos.
saiba mais
VÍDEO: Chuvas intensas no Matopiba prejudicam escoamento da soja
Juro menor melhora condições para produtor decidir sobre venda de soja, diz Rabobank
Segundo os analistas da AgRural, o tempo seco tem favorecido o avanço dos trabalhos no Rio Grande do Sul, onde a quebra de safra já está consolidada e os produtores não esperam mais recuperação da produtividade.
Na região do Matopiba, confluência dos polos agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as chuvas frequentes vem dificultando a colheita. “Mas, mesmo com umidade elevada, os produtores avançam com as máquinas para evitar eventuais perdas de qualidade.”
Safra
No início de março, a AgRural reduziu sua estimativa de produção de soja na safra 2019/2020 do Brasil para 124,3 milhões de toneladas.
O motivo foram as perdas por estiagem no RS, que foram compensadas, em parte, pelas boas produtividades em outros Estados. A consultoria divulga nova revisão da estimativa no início de abril.
Milho
Em relação ao milho safrinha, semeado na sequência da colheita da soja, a AgRural informa que os produtores seguem em alerta por causa da falta de chuvas.
Os relatos de campo obtidos pela consultoria mostram que 99% da área prevista para o Centro-Sul foi semeada até a última quinta-feira (26/3). A preocupação com o clima é mais acentuada em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Source: Rural