Boa noite! Entre os destaques desta quinta-feira (26/3), Globo Rural segue na ampla cobertura dos efeitos da pandemia de coronavírus no agronegócio, com as preocupações concentradas no abastecimento de produtos, em função das medidas restritivas adotadas por estados e municípios. O Ministério da Agricultura vai adiar a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Como ficam as relações de trabalho durante a pandemia? Advogados ouvidos pela reportagem esclarecem algumas questõres importantes. Já na região do Matopiba, a preocupação é com as intensas chuvas, que estão atrapalhando o escoamento da produção de grãos.
Febre aftosa
O Ministério da Agricultura vai prorrogar o prazo para o criador de gado comprovar que vacinou o rebanho contra a febre aftosa. O calendário da campanha de vacinação, no entanto, está mantido, de acordo com a pasta. O fechamento de revendas agropecuárias em regiões com forte restrição de movimentação de pessoas por conta da pandemia de coronavírus está preocupando o setor de saúde animal. O temor é de que a dificuldade de acesso ao medicamento acabe prejudicando a campanha de imunização.
Alimentos na feira (Foto: Cesar Ogata/Divulgação)
Abastecimento
As preocupações com o abastecimento de produtos agropecuários tem preocupado diversos setores do agroengócio. Os moinhos de trigo, por exemplo, já relatam dificuldades no transporte da matéria-prima, especialmente do Rio Grande do Sul e dos Estados do Nordeste. No setor de pesca, a preocupação é com a interrupção de feiras livres, um importante canal de vendas de pescado, que aumenta às vésperas da semana santa. Para o setor de hortifruti, além da queda nas vendas, a falta de frete tem trazido incerteza para os negócios.
São Paulo
No Estado de São Paulo, o governador João Doria disse, em entrevista coletiva, que sua administração tem atuado em conjunto com associações e cooperativas e que está atenta à situação dos produtores rurais do Estado. Com a decretação de quarentena, que vai até 7 de abril, a intenção é dar apoio para que os agricultores, especilamente os pequenos, revertam, pelo menos em parte, a perda de demanda com o fechamento de bares, cafeterias e restaurantes, que só podem operar em sistema de delivery.
Lockdowns
Os chamados lockdowns, as paralisações totais de atividades em uma determinada região por conta da pandemia de coronavírus, têm um efeito de curto prazo sobre a atividades econômica, avalia o Banco Central. No Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira (26/3), a autoridade monetária, que, na semana passada reduziu a taxa básica de juros para 3,75% ao ano, comenta os possível impactos da pandemia sobre a economoa brasileira.
(Foto: Rogerio Albuquerque)
Trabalho
A pandemia de coronavírus trouxe à tona uma discussão sobre como ficam as relações de trabalho em meio a um cenário de crises e de paralisações de serviços. O governo federal chegou a editar uma medida provisória (927) prevendo a suspensão de contratos de trabalho por quatro meses, o que foi revogado posteriormente. A reportagem da Globo Rural ouviu advogados para saber melhor os direitos e obrigações de empregadores e empregados.
Lucro recorde
A JBS encerrou 2019 com um lucro recorde de R$ 6,06 bilhões, de acordo com o balanço divulgado pela empresa. O resultado foi bem maior que o resgistrado em 2018, quando a companhia lucrou R$ 25,2 milhões. De acordo com o relatório de demonstrações financeiras, a processadora de carnes registrou aumento na receita em todas as suas unidades de negócios, com liderança das divisões de carne bovina e de frango nos Estados Unidos.
Source: Rural