Skip to main content

Pequenos agricultores poderão ser integrados à cadeia de supermercado (Foto: MDA/Divulgação)

 

O Governo de São Paulo avalia a possibilidade de desenvolver um sistema para possibilitar, principalmente, a pequenos produtores, alternativas de venda do seus produtos em meio à pandemia de coronavírus. Foi o que afirmou, nesta terça-feira (24/3) o secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Junqueira, ao participar do CBN Agronegócios, da Rádio CBN.

Esta terça feira foi o primeiro dia de implantação da quarentena decretada pelo governo para conter o avanço do coronavírus no Estado. Entre as medidas, bares, cafeterias e restaurantes não podem abrir as portas, devendo manter seus negócios apenas por serviços de delivery. A diminuição do chamado food service tende a ter impacto sobre a demanda de quem fornece para os estabelecimentos.

saiba mais

Coronavírus muda a distribuição de carnes dentro e fora do país

Coronavírus coloca setores de frutas, grãos e carnes do Brasil em alerta

 

Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos dentro de casa tem aumentado de forma significativa, colocando pressão sobre os estoques dos supermercados. Segundo Junqueira, a Secretaria da Agricultura está estudando uma ação conjunta com o setor de supermercados para que os pequenos produtores possam ser incluídos nos sistemas de compras e integrar a cadeia desses estabelecimentos.

“Com esse aumento de produtos nos supermercados, alguns produtos podem faltar momentaneamente. Existe uma discussão daqui da secretaria com a associação dos supermercadistas para saber como podemos incorporar esse grupo no sistema de compras e de distribuição. è uma maneira alternativa. Está sendo pensado, ainda não está pronto”, disse ele.

O secretário de Agricultura de São Paulo disse ainda que, de modo geral, a produção agrícola continua funcionando em meio à crise, ainda que tenham sido registrados problemas pontuais. E que não há previsão de desabastecimento nas cidades. Ouça a entrevista na íntegra.
Source: Rural

Leave a Reply