Skip to main content

Suínos na China. País é o mais afetado pela peste suína africana (Foto: Reprodução/YouTube)

 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 294 novos surtos da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) foram notificados no mundo entre os dias 11 e 24 de outubro – período de abrangência do mais recente relatório da entidade. Dos novos surtos, 279 foram notificados na Europa. A OIE afirmou, ainda, que a China constatou um novo caso no período.

Com a atualização, a OIE estima que haja atualmente 9.402 surtos, levando-se em conta todos os continentes contaminados. Do total de casos detectados, 6.083 estão concentrados no Vietnã. Segundo a entidade, o relatório compila informações repassadas pelos países membros da organização por meio de dados semestrais, notificações imediatas ou relatos de acompanhamento.

saiba mais

Consultor fala dos efeitos da peste suína africana sobre o mercado

Peste suína africana: Phibro anuncia avanço em pesquisa sobre vacina

 

De acordo com a OIE, 24 países notificaram novos surtos ou focos em andamento. Na Europa, Bulgária, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia informaram a incidência da doença. Na Ásia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã identificaram novos surtos da doença. Já na África, casos foram detectados na Costa do Marfim, Quênia, África do Sul e Zimbábue.

No período de cobertura do levantamento, 8.175 animais foram notificados como eliminados. A maior parte desse número foi observada na Europa, com 4.127 suínos sacrificados. Na Ásia, 4.048 animais foram descartados.
Source: Rural

Leave a Reply