Plantio de trigo no Rio Grande do Sul está atrasado em relação ao ano passado (Foto: Rafale Tovar/CCommons)
O plantio do trigo alcançou 96% da estimativa inicial de 739,4 mil hectares a serem cultivados no Rio Grande do Sul, disse a Emater/RS-Ascar, em relatório semanal. Os trabalhos estão atrasados ante igual período do ano passado (99%), mas adiantados ante a média das safras 2014 a 2018 (92%).
A maior parte da área ainda a ser plantada encontra-se na regional de Caxias do Sul, cujo plantio ocorre mais tarde, conforme zoneamento agrícola de risco climático, devido à probabilidade de geadas tardias, segundo a entidade. Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que representa 30% da área do Estado, a cultura está quase no fim do plantio, restando áreas nos municípios onde o zoneamento se estende até 20 de julho para cultivares tardias.
+ Conab eleva estimativa de safra 2018/2019 para 240,7 milhões de toneladas
+ Trigo: Cade aprova licenciamento de marcas de moinho Sul Mineiro à J. Macêdo
"A semana foi de clima favorável ao desenvolvimento da cultura, principalmente pelas temperaturas baixas, coincidindo com o estádio inicial do perfilhamento. As boas condições do tempo contribuíram para uma boa recuperação das lavouras que apresentavam germinação desuniforme, restando poucas áreas com stand abaixo do ideal", disse a Emater.
Em outras regiões do Estado, as temperaturas baixas favoreceram o perfilhamento ou melhoraram o desenvolvimento da cultura, conforme o boletim.
Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural