Skip to main content

 

Objetivo é pesquisar e desenvolver novas cultivares para o solo e o clima locais(Foto: Tarso Veloso-ARC/Divulgação)

 

A Embrapa, a prefeitura de Castanhal, no nordeste do Pará, e o Sindicato Rural do município assinaram na última segunda-feira (08/7) um acordo de cooperação técnica para o cultivo sustentável de soja. De acordo com nota da Embrapa, o acordo prevê o desenvolvimento de ações de pesquisa e transferência de tecnologia voltadas ao cultivo da oleaginosa, como adaptação de novas cultivares para o solo e o clima locais, época de plantio e sistemas de produção.

+ Nova soja produz óleo mais saudável, livre de gordura trans

De acordo com o prefeito de Castanhal, Pedro da Mota Filho, a agricultura já foi uma atividade de destaque no município, especialmente com o cultivo de arroz, milho, frutas e mandioca. Ele reconhece, entretanto, que a região está precisando de "novas alternativas para fixar o homem no campo frente ao alto índice de desemprego no País".

+ Exportação brasileira do complexo soja cai em junho 

De acordo com a Embrapa, o Pará, Estado no bioma amazônico, plantou, em 2018, cerca de 450 mil hectares de soja, sendo mais de 200 mil na região de Paragominas. A ideia é ampliar o cultivo sustentável desse grão em outras regiões que apresentem características favoráveis de solo e clima, caso de Castanhal e do nordeste do Pará.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply