Consultor da CNA acredita que o uso de sementes não deve ser limitado (Foto: Thinkstock)
Representantes do setor agrícola começaram a discutir nesta terça-feira (25/6) propostas para modernizar as regras relacionadas à atividade de produção de sementes e mudas no Brasil, informou o Ministério da Agricultura. Hoje a atividade segue as normas previstas na Lei de Sementes e Mudas, de 2003, regulamentada em 2004. "A intenção do ministério é elaborar uma nova proposta a partir de um consenso obtido entre os produtores e o governo. Nessa primeira reunião (na sede da pasta), os representantes apresentaram os principais pontos que precisam ser aperfeiçoados no sistema", disse o ministério em nota.
+ Setor de defensivo deve realizar cadastro no Gedave de São Paulo
+ São Martinho: produção de etanol deve ser igual ou menor que a do ano passado
Consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré destacou que a legislação deve ser adequada para acompanhar as novas tecnologias, mas sem retirar direitos já garantidos aos produtores. "O uso de sementes salvas para uso próprio, por exemplo, não deve e nem pode ser limitado nesse decreto. Até porque já existe outra lei que garante ao agricultor essa prática", afirma.
Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural