Veículos são usados na lida do campo e chegam a valer mais de R$ 200 mil. (Foto: Auto Esporte/Ed.Globo.)
Um Projeto de Lei (PL) (2966/2019) que tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) desde a semana passada pretende isentar os produtores rurais de pagar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na aquisição de picapes. O autor da proposta é o senador Irajá (PSD-TO), filho da ex-ministra da Agricultura e atual senadora Kátia Abreu.
Segundo o texto, que data de 21 de maio, a medida valeria para veículos de transporte de carga, de fabricação nacional, com peso bruto total de até 3.500 quilos, o que enquadraria as caminhonetes.
+ Guia de picapes: produtores testam principais modelos
+ Na Agrishow, cinco marcas esperam vender 844 picapes
+ Em dois dias, empresa vende 187 caminhonetes
“O setor rural tem-se constituído no principal esteio da economia. Nessa linha de pensamento, convém evitar que a incidência de tributos sobre atividade tão importante ponha em risco os excelentes resultados que já vem obtendo e os aumentos de produção que dela se espera”, justifica o senador Irajá.
+ Agronegócio impulsiona vendas de carros de luxo no interior
O PL está fase de aguardo de recebimento de emendas. Depois da CRA, segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, se aprovado em caráter terminativo, poderá ser encaminhado para votação na Câmara dos Deputados.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural