Criação de frangos para corte (Foto: Ricardo Padue/Ed. Globo)
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse ao Broadcast Agro que a abertura do mercado da Índia para a carne de frango do Brasil, anunciada nesta segunda-feira na Agrishow pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já era esperada. "As certificações sanitárias estavam prontas, mas a efetivação de vendas ainda não tinha ocorrido", explicou a entidade por meio de sua assessoria.
Segundo a ABPA, porém, sobre as vendas ao país será aplicada tarifa de 30%, mesmo porcentual adotado pelo Egito nos embarques de frango inteiro.
+ Peste suína: Agricultura e ABPA debatem ações contra entrada do vírus
+ Frigoríficos são reabertos em SP com melhora nos mercados, diz ABPA
De acordo com a associação, até então as tarifas de importação inviabilizavam as exportações. A projeção sobre o potencial de embarque que o mercado indiano representa para o frango do Brasil ainda não foi calculada. Sabe-se, porém, que o consumo da proteína está subindo naquele país.
Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que, em 2018, o consumo per capita de frango na Índia estava em 2,18 quilos por ano. Em 2019, a perspectiva para este volume avança a 2,23 quilos.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural