ABPA: risco de enfermidades é permanente em qualquer produção animal (Foto: Ernesto de Souza/Ed.Globo)
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota informando que a acompanha junto com o governo o caso de peste suína clássica confirmado no Piauí, nesta semana. E que planos de contenção estão sendo feitos para evitar novos focos da doença. No comunicado, a entidade destaca que o Estado não é classificado como livre da doença pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) e que o risco de enfermidades é permanente em qualquer produção animal.
"Também é preciso esclarecer que o caso em nada se relaciona com o problema sanitário ocorrente na Ásia, onde focos de peste suína africana foram registrados no sistema produtivo. O Brasil é livre desta doença. A peste suína clássica, identificada no Piauí, é uma enfermidade de menor impacto econômico/social", diz a nota.
+ Piauí decreta estado de emergência com caso de Peste Suína Clássica
+ Brasil exportou menos carne suína em março, informa ABPA
O foco de peste suína clássica encontrado no Piauí levou à morte de sete leitões com idade abaixo de três ano, de acordo com o Ministério da Agricultura. Os animais apresentavam sinais de fraqueza, febre alta e paresia de membros posteriores. O governo do Piauí decretou estado de emergência zoosanitária em Lagoa do Piuaí, município onde a doença foi identificada.
Desde outubro de 2018, foram identificados 44 casos no Brasil, todos no Ceará, que também está fora da área identificada como livre da doença. A doença não oferece riscos à saúde humana, mas traz perdas econômicas para o suinocultor. A notificação de suspeita ou ocorrência é obrigatória a qualquer cidadão e para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal, e deve ser feita o mais rápido possível para evitar a difusão da doença para outras propriedades.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural