Representantes dessas regiões, principalmente do Nordeste, conseguiram na Justiça a autorização para a venda direta do biocombustível. (Foto: Globo Rural)
Representantes do setor sucroenergético das regiões Nordeste, Centro-Sul e Norte do Brasil criaram a Associação de Produtores de Açúcar e Bioenergia. A nova entidade reúne membros de 30 empresas e associações de nove estados nordestinos, além de Pará, Goiás e Espírito Santo. A associação surge após uma cisão setorial sobre o apoio à venda direta de etanol de usinas para postos, sem a intermediação de distribuidoras.
Representantes dessas regiões, principalmente do Nordeste, conseguiram na Justiça a autorização para a venda direta do biocombustível.
+ Açúcar e etanol encerraram safra 18/19 com preço mais baixo que anterior
+ Exportação de etanol sobe 96,2% em março ante março de 2018
A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), que reúne usinas do Centro-Sul, principal polo produtor do País, é contrária ao comércio sem intermediários. "No nosso planejamento estratégico, focaremos a necessidade de empoderar as teses genuínas da produção nacional. (…) No contexto atual, acentuaram-se nos últimos anos muitas distorções, sobretudo fruto do desequilíbrio existente nos mercadores compradores dos nossos produtos", informou Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e eleito presidente executivo da nova associação. Segundo ele, a intenção é ampliar no número de associados e chegar a até 50 membros esse ano.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural