Cogumelo de Anderson não pode ser identificado (Foto: Anderson Scarquetti/Arquivo Pessoal)
Gostaria de saber qual é a espécie desse cogumelo e se ele é comestível ou venenoso?
Anderson Scarquetti, via Facebook
Os fungos são o maior reino de seres vivos do mundo, com a estimativa que existam, atualmente, mais de um milhão de espécies, das quais 5000 são da família Agaricaceae, à qual parece pertencer o cogumelo da foto. Como não é possível confirmar a espécie, nem se ela é comestível, evite sua ingestão. A recomendação é nunca comer cogumelos sem identificar com certeza a origem deles, pois o seu consumo pode causar desde uma simples experiência de sabor desagradável até ser letal. A fungicultura comercial registra expressiva expansão no mercado brasileiro, oferecendo no varejo muitos cogumelos especiais e exóticos, que podem com segurança fazer parte das refeições.
+ Cogumelo: lepiota Agaricales não pode ser consumida
+ Cogumelo: saiba o melhor galpão para produção
CONSULTOR: DANIEL GOMES, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Estrada Vicinal Nelson Taufic, Km 03, Caixa Postal 01, Monte Alegre do Sul (SP), CEP 13910-000, tel. (19) 3899-1022/1311/1286, daniel.gomes@apta.sp.gov.br
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural