Taxa de juros continua em 6,5% ao ano (Foto: Divulgação/Banco Central do Brasil)
Na primeira decisão tomada sob a gestão de Roberto Campos Neto, o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 6,5% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária, anunciada, nesta quarta-feira (20/3) foi unânime. Considerou que a recuperação da economia brasileira ocorre de forma gradual, mas que a atividade ainda está aquém do esperado.
“O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e balanço de riscos para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui o ano-calendário de 2019 e, com peso gradualmente crescente, de 2020”, diz o comunicado.
No que chama de “cenário básico”, o Copom considera que um nível elevado de ociosidade pode manter a atividade econômica abaixo do esperado. E, caso sejam frustradas as expectativas sobre as reformas, pode aumentar a percepção de risco sobre a economia brasileira e acelerar a inflação.
Pelo menos por enquanto, as projeções para o índice oficial de preços (IPCA) dão de 3,9% em 2019, 4% em 2020 e 3,75% em 2021. Para a taxa de câmbio, projeta-se uma cotação de R$ 3,70 por dólar no final deste ano e de R$ 3,75 no final de 2020.
+ Brasil implantará cota de importação de trigo americano sem tarifa
+ Emprego no agronegócio se manteve estável em 2018
“O Comitê enfatiza que a continuidade do processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para a manutenção da inflação baixa no médio e longo prazos, para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”, diz o colegiado.
Em relação ao cenário externo, o Comitê de Política Monetária classifica a situação como desafiadora. O risco de normalização de taxas de juros em economias mais ricas está menor. De outro lado, cresceu a expectativa de desaceleração da economia mundial.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural