Skip to main content

A queda na produção de soja em 2019 será marcada por um declínio no rendimento médio. (Foto: Thinkstock)

 

A safra de soja em 2019 será 3,8% menor do que a de 2018, com 113,4 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro. Em relação à previsão de janeiro, a produção de soja caiu 1,2%.

"O declínio da produção da soja decorreu de problemas climáticos em alguns estados produtores importantes. As lavouras de soja plantada antecipadamente sofreram mais, pois a seca ocorreu durante o florescimento e o preenchimento dos grãos", diz a nota divulgada pelo IBGE.

Segundo o IBGE, as maiores reduções na previsão de produção, na passagem de janeiro para fevereiro, foram no Maranhão (-2,8%), Paraná (-3,0%), Rio Grande do Sul (-0,9%) e Goiás (-2,3%).

+ Colheita atinge 8% da área de soja no RS, segundo Emater
+ Colheita da soja chega a 52% da área no Brasil, diz AgRural

A queda na produção de soja em 2019 será marcada por um declínio no rendimento médio, pois a previsão é de aumento de 1,7% na área plantada, na comparação com 2018. Conforme o IBGE, a previsão é de declínio de 5,4% no rendimento médio.

"As lavouras plantadas mais tardiamente têm suportado melhor o período seco. A colheita está em andamento e apenas com o término a extensão das perdas será conhecida", diz a nota do IBGE.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply