Última pesquisa feita sobre custos de produção do arroz havia sido feita há quatro anos (Foto: Marcelo Curia/Ed.Globo)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará no Rio Grande do Sul um levantamento dos custos de produção do arroz. Segundo a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), que questiona a metodologia usada no cálculo do preço mínimo de garantia do cereal, a realização do levantamento foi decidida nesta quarta-feira (16/01), em reunião no Ministério da Agricultura com a presença de representantes da entidade e também da Federarroz e do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga).
"Os dados são fundamentais para a composição do preço mínimo e a última pesquisa havia sido feita há quatro anos, o que a torna extremamente defasada", disse em nota. O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, disse no encontro que o produtor brasileiro é prejudicado por políticas do Mercosul.
+ Área e produção da safra crescerão no Brasil em 2019
+ Combinados, arroz e feijão são campeões no prato e no lixo
"A importação de produtos que utilizam insumos não autorizados no Brasil e a alta taxação dos agroquímicos acabam por encarecer e tirar a competitividade da produção agrícola nacional", destacou a entidade. "O governo está procurando os obstáculos existentes para corrigi-los", comenta Antônio da Luz.
As perdas geradas pelas chuvas do início do ano também foram discutidas. "Precisamos que o próprio produtor nos diga o tamanho da sua perda. Para isso, ele precisa ter condições de andar pela sua propriedade e calcular o prejuízo, o que imaginamos que possa acontecer na próxima semana", explica Luz.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural