Primeiras áreas plantadas estão em período de desenvolvimento com boas expectativas de rendimento. (Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)
O plantio da safra 2018/19 de soja na Argentina atingiu 96,1% da área prevista, de 17,9 milhões de hectares, informa a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. O número representa avanço semanal de 6,5 pontos porcentuais. O plantio está 1,8 ponto porcentual adiantado em relação a igual período do ano passado.
Segundo a bolsa, a tendência para a safra continua sendo favorável, apesar da disparidade de cenários nas regiões de cultivo. "Em toda a região agrícola são observados lavouras de alto potencial, onde a cultura evolui sob condições ótimas, porém das regiões periféricas para as regiões centrais há áreas com problemas de excesso de água", disse a bolsa. Conforme a entidade, o cenário atual é melhor que o previsto na fase inicial da temporada.
+ Consultoria reduz estimativa para a safra de soja do Brasil
+ Veranico prejudicou lavouras de MT e GO, diz Conab
+ Exportação de soja em 2019 é estimada em 73 milhões de toneladas
A maioria da safra (91%) se encontra em condições normais, boas e excelentes. Quanto ao milho, o plantio atingiu 86,1% da área prevista, de 5,8 milhões de hectares. "As chuvas registradas nos últimos dias permitiram manter as reservas hídricas, mas ao mesmo tempo atrasaram o avanço da semeadura", disse a bolsa.
Conforme a entidade, as primeiras áreas plantadas estão em período de desenvolvimento crítico, com boas expectativas de rendimento. Segundo a bolsa, a janela de plantio chega no seu último mês, com áreas para ainda serem semeadas nos núcleos norte e sul. De trigo, 95,6% da área já foi colhida na Argentina, e a previsão é que o trabalho termine nos próximos dias. "Durante a última semana as boas condições climáticas permitiram progresso com na colheita do cereal nas províncias de Buenos Aires e La Pampa", disse a entidade. No levantamento, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires confirmou a estimativa de uma colheita recorde, com 19 milhões de toneladas, alta de 7% em relação a safra anterior. O rendimento médio da safra está em 3,08 toneladas por hectare.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural