Skip to main content

Coleobroca da goiabeira (Foto: Lusemir Silva/Arquivo Pessoal)

Temos encontrado esse inseto e gostaria de saber se ele é perigoso.
Lusemir Silva Oliveira, de São João de Meriti (RJ)

O inseto é um besouro macho adulto da espécie Trachyderes thoracicus, que é conhecido por coleobroca da goiabeira ou coleobroca dos citros. Também ataca pereira, pessegueiro, ameixeira, eucalipto, fícus e muitas outras árvores. O adulto possui antenas longas e corpo ligeiramente achatado. Suas larvas são esbranquiçadas e broqueiam troncos, galhos e ramos, formando galerias internas, destruindo paulatinamente os tecidos condutores de seiva das plantas. A duração do ciclo completo (ovo a adulto) é de aproximadamente um ano. A presença de serragem junto aos orifícios causados pelos insetos, e o amarelecimento e/ou avermelhamento de folhas, são indicativos da presença da praga. Dotado de um aparelho bucal robusto, é preciso ter cuidado com a mordida do besouro, embora seja inofensivo à saúde humana ou de animais, pois não causa nem transmite doenças.

CONSULTOR: FRANCISCO JOSÉ ZORZENON, diretor técnico da unidade laboratorial de referência em pragas urbanas do Instituto Biológico, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, São Paulo (SP), CEP 04014-002, tel. (11) 5087-1718, zorzenon@biologico.sp.gov.br

Leia também:
>> Praga da folha larga só pode ser combatida com ajuda profissional
>> Conheça os métodos para eliminar a paquinha de horta do alface
>> Saiba como eliminar percevejos da roupa de cama

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply