Operações de renegociação de dívidas podem ser feitas com os 55 agentes financeiros públicos e privados que operam com recursos do banco (Foto: (Divulgação/BNDES))
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabriu a linha de crédito especial para a renegociação de dívidas relacionadas aos programas do governo federal de fomento à agropecuária. As operações poderão ser contratadas com 55 agentes financeiros autorizados a operar com recursos da instituição, sejam públicos ou privados.
Em nota, o BNDES informou que os produtores rurais só poderão renegociar o contrato duas vezes. Podem ser repactuadas as parcelas com vencimento no ano civil, prorrogando o prazo por mais um ano. As demais condições ficam mantidas.
“Os pedidos de renegociação devem ser acompanhados de informações técnicas que permitam aos bancos credenciados pelo BNDES comprovar os motivos da incapacidade de pagamento e seu impacto na renda do produtor rural”, informa o comunicado.
Leia tembém
>>> Heringer: entregas de fertilizantes caem 35,4% no 3º trimestre
>>> Mais de 20% de startups do agro já faturam mais de R$ 1 milhão
Ainda segundo o BNDES, as operações com essa linha de financiamento estavam suspensas por causa da substituição da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pela Taxa de Longo Prazo (TLP). A partir da publicação da portaria 344/2018, o banco foi autorizado a refinanciar dívidas contraídas pela taxa anterior até 31 de dezembro de 2017.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural