agricultura_cana_acucar (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A consultoria Datagro reduziu a estimativa de produção de açúcar para o Centro-Sul, na safra de 2018/19, de 27,28 milhões de toneladas para 26,38 milhões de toneladas. A projeção de moagem de cana-de-açúcar se manteve praticamente estável, ao passar de 558,12 milhões de toneladas no último levantamento, para os atuais 558,78 milhões de toneladas. As projeções foram dadas durante o segundo dia da 18ª Conferência Internacional Datagro.
"Está chovendo muito em outubro. É recorde histórico de precipitação. Até a quarta-feira, a expectativa média ponderada para chuva no Centro-Sul é de 239 mm, um recorde", afirmou o presidente da consultoria, Plínio Nastari. Desta forma, usinas que esperavam encerrar a temporada mais cedo estão esticando os trabalhos de moagem. "Ao fazer isso, a usina fabrica menos açúcar e mais etanol", acrescentou o executivo.
Leia também
>>> Leilão judicial da Guaxuma termina sem lances após duas rodadas
>>> BNDES aprova financiamento de R$ 300 mi para setor canavieiro
Ainda pela questão das chuvas e pela continuidade do processamento, a perspectiva da Datagro para mix de produção do Centro-Sul, para o açúcar, baixou de 36,2% para 35,5%. O volume de 26,38 milhões de toneladas esperado para o adoçante está entre os menores patamares históricos, próximo da média atingida em 2007, quando foram processados 26,47 milhões de toneladas. No ano passado, a região brasileira fabricou 36,06 milhões de toneladas.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural