Arroz e feijão, a combinação mais popular nas refeições dos brasileiros (Foto: Embrapa)
Combinados, arroz e feijão são campeões da preferência no prato dos brasileiros. Mas também lideram quando se pensa no quanto de comida é jogada fora. Um estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Fundação Getúlio Vargas aponta que os dois grãos juntos representam 38% de tudo o que é desperdiçado no país.
O levantamento foi feito com 1764 famílias de diversas classes sociais em todas as regiões do Brasil. Individualmente, o arroz lidera o ranking do desperdício, com 22% do total. Depois aparecem carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%). Os resultados foram discutidos nesta semana, em seminário sobre o assunto, em Brasília (DF).
Entre os motivos, de acordo com os resultados do levantamento, estão a busca pelo sabor e a preferência pela abundância dos consumidores brasileiros. Deixar de aproveitar as sobras das refeições é o principal fator para o descarte de arroz e feijão, avaliam os especialistas.
“A família brasileira desperdiça, em quantidade relativamente grande, até mesmo alimentos mais caros e proteicos, tais como carne bovina e frango, um dado que nos surpreendeu”, comenta Carlos Eduardo Lourenço, professor da FGV, de acordo com o divulgado pela Embrapa.
Outro fator que estimula o desperdício é o tamanho da compra, revela a pesquisa. Despesas grandes, especialmente quando são descasadas de um planejamento do consumo em casa, levam a jogar comida fora. Para 94% dos pesquisados, o desperdício é condenável. Mas ainda é hábito para a maior parte das famílias dar valor a uma geladeira ou dispensa cheia.
“É um traço cultural muito presente nas famílias brasileiras e principalmente no contexto da classe média baixa, essa necessidade ocorre em função de a compra dos alimentos ser a prioridade do orçamento familiar. Essa nova pesquisa reforça achados anteriores de que a preferência pela fartura é um promotor de desperdício de alimentos”, salienta o pesquisador da Embrapa, Gustavo Porpino, conforme o publicado pela empresa.
Leia também
>>> Desperdício de alimentos é tema de desafio para empreendedores
>>> Desperdício de alimentos afeta clima no planeta, diz FAO
>>> Contra o desperdício, mercado na Dinamarca vende produtos vencidos
Para chegar a essas conclusões, o trabalho foi feito em três fases. Na primeira, foram consultados consumidores de quatro países europeus para avaliar o olhar deles sobre os hábitos de consumo de alimentos do brasileiro. Um grupo de 62 pessoas foi entrevistado em supermercados, lojas de conveniência e feiras livres.
Na etapa seguinte, foi feita uma triagem de consumidores brasileiros a partir de um painel com 600 mil consumidores. Foram selecionadas 3 mil pessoas e, a partir desse contingente, extraída a amostra da pesquisa. Dos 1764 pesquisados, 638 preencheram diários informando quantidades de alimentos desperdiçadas e tirando fotos do que era descartado.
Segundo o divulgado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, essa parte do trabalho indicou que o brasileiro está mais preocupado com sabor e aparência, do que consumir alimentos saudáveis ou pouco calóricos. A diversidade culinária do Brasil deve ser valorizada, dizem os especialistas, mas o que chamam de “exaltação gastronômica” pode incentivar o desperdício.
Na fase final da pesquisa, foi feito um mapeamento de conteúdo na internet – em sites e redes sociais – para entender como o assunto foi tratado nos últimos meses. Os especialistas concluíram que a discussão sobre desperdício de alimento ainda é concentrada em instituições públicas e privadas. Pessoas comuns se envolviam pouco com o tema.
Ainda segundo o divulgado pela Embrapa, os especialistas acreditam que é preciso atuar em todos os elos da cadeia produtiva para evitar o desperdício de alimentos. Especialmente na comunicação e educação nutricional para conscientizar o consumidor. Ao mesmo tempo, promover o uso da tecnologia e a capacitação técnica para reduzir as perdas no campo.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural