Uma das opções de tratamento é a auto-hemoterapia, processo no qual retira-se 5 mililitros de sangue venoso do ovino e no próprio animal faz uma aplicação intramuscular profunda (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)
Como devem ser tratadas as verrugas que apareceram nos animais da minha pequena criação de ovinos?
Célio Roberto Alcântara, via Facebook
A papilomatose, popularmente conhecida como verruga ou figueira, é uma doença contagiosa e crônica causada pelo vírus da família Papovavirus. De imediato, isole os animais acometidos. Medicamentos à base de clorobutanol ou diaceturato de diaminazina podem ajudar no combate, dependendo do número de verrugas.
Alguns médicos veterinários associam o tratamento com o uso de vermífugo, devido ao efeito estimulante ao sistema imunológico. Uma opção também é a auto-hemoterapia, processo no qual retira-se 5 mililitros de sangue venoso do ovino e no próprio animal faz uma aplicação intramuscular profunda. Repita o procedimento cinco vezes em intervalos entre 7 e 10 dias.
A auto-vacina é mais uma alternativa, desde que se tenha disponível infraestrutura laboratorial para elaborá-la. A recomendação, contudo, é solicitar auxílio de um médico veterinário local para avaliar os animais e traçar as estratégias necessárias de combate à doença.
CONSULTOR: ALEXANDRE MONTEIRO, médico veterinário e analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, Fazenda Três Lagoas, Estrada Sobral/Groaíras, Km 4, Caixa Postal 71, CEP 62010-970, Sobral (CE), tel. (88) 3112-7400, www.embrapa.br/fale-conosco
>> Gado: veja o que fazer com as verrugas transmissíveis
Doença é popularmente conhecida como verruga ou figueira (Foto: Célio Alcântara/Globo Rural)
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural