Dedicadas a solucionar desafios do campo, as agtechs podem concorrer no prêmio de aceleração de empresas de tecnologia (Foto: Divulgação)
As startups dedicadas a solucionar desafios do campo, as chamadas agtechs, têm até a próxima sexta-feira, dia 27 de julho, para se inscreverem na 3º edição do prêmio de aceleração de empresas de tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha. Conhecido como “Startups Connected”, o programa concede à empresa vencedora a oportunidade de realizar uma apresentação do seu negócio no Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, acesso a empresas alemãs, mapeamento tecnológico, consultoria individual para a alavancagem da startup, apoio para internacionalização e vários outros benefícios.
A Bayer é a empresa que apoia diretamente esse programa na área de “Agricultura Sustentável”. Além de startups de agronegócios, o evento beneficia também iniciativas na indústria, transporte, negócios digitais e energia. Informações sobre o regulamento, a aceleração e o processo de seleção estão disponíveis no site da iniciativa Startups Connected.
De acordo com o site do programa, a produção de alimentos precisa crescer 60% até 2050 para dar conta do aumento populacional do planeta, cuja estimativa é a de abrigar 9,1 bilhões de pessoas nos próximos 32 anos. “Este desafio é ainda maior ao considerar que as áreas agrícolas terão crescimento limitado. Diante disso, o Brasil terá papel fundamental neste desafio global, fornecendo alimentos e energia”, informa o site, no setor destinado à agricultura.
Como uma das formas de superar esse desafio, a Bayer está incentivando soluções inovadoras em culturas de soja e milho. O programa abrirá espaço para startups que tiverem atuação em: monitoramento digital, para agilizar a tomada de decisão para controle de percevejos através da automação; controle além do químico, com soluções alternativas de manejo de pragas, doenças e plantas daninhas a serem associados aos químicos; e aplicação com Drones, para melhorar a distribuição/cobertura de gotas.
Criado em 2016, o projeto já acelerou 15 startups e contribuiu para a geração de dez negócios. Entre as novas companhias do setor de agronegócios, passaram pela Startups Connected empresas como a IAgro, SkyDrone e a startup alemã Greenspin. “A história da IAgro está intrinsecamente ligada ao Programa de Aceleração Startups Connected”, diz Angrei Grespan, CEO da companhia. “Antes do programa, já estávamos desenvolvendo nossa ideia, mas sem um objetivo claro. A concretização do projeto aconteceu efetivamente dentro do programa.”
>> Aplicativo ajuda produtor a comparar preços de insumos
>> Aplicativo monitora e emite alertas sobre saúde de gado leiteiro
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural