Para Luís Otávio da Fonseca, outros elos da cadeira produtiva precisam acompanhar a inovação tecnológica que está cada vez mais presente nas fazendas
A inovação tecnológica está cada vez mais presente nas fazendas, desde o maquinário, passando por insumos e recursos até as soluções propostas pela tecnologia da informação. Mas é importante que os demais elos da cadeia produtiva fiquem atentos a essas mudanças que ocorrem no campo.
É o que defende o head global de soluções para a agricultura da IBM, Luís Otávio da Fonseca, que proferiu nesta quinta-feira (14/6) uma palestra na Digital Agro, feira de tecnologia para a agropecuária realizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, em Carambeí (PR).
>> Aplicativo monitora e emite alertas sobre saúde de gado leiteiro
Segundo ele, com o suporte das soluções digitais, as informações sobre um determinado produto tendem a acompanhá-lo ao longo da cadeia, da fazenda para o distribuidor ou revendedor até o consumidor final. O que torna mais necessária uma visão de cadeia de informação.
“Quando eu olho para a cadeia como um todo, a informação tem que sair de dentro para fora da porteira. E isso vai gerar eficiência para quem produz, para quem vende e, no final do dia, para o consumidor”, diz ele.
>> Startup suíça planeja ampliar negócios na agricultura brasileira
Falando sobre a relação do produtor rural com a inteligência artificial, o executivo da IBM pontua que não ocorre de maneira “determinística”. Ou seja, o aplicativo ou sistema não vai dizer exatamente o que deve ser feito. Essa decisão caberá sempre à pessoa.
Depois da palestra, Fonseca conversou com a reportagem de Globo Rural. Assista no vídeo abaixo.
*O repórter viajou a convite da Frísia Cooperativa Agroindustrial
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural