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Ano passado, evento prospectou R$ 1,5 bilhão em negócios. (Foto: Bahia Farm Show/Divulgação)

 

 

Duas características se destacaram no perfil do visitante da feira Bahia Farm Show deste ano, realizada de 5 a 9 de junho no município Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. Segundo expositores, o produtor agrícola se mostra nitidamente interessado em otimizar a relação custo-benefício dos equipamentos que pretende adquirir, assim como revela maior atenção ao aporte tecnológico dos produtos.

“A tecnologia é o alvo de maior interesse. As máquinas já não têm mais para onde crescer (em porte), então o consumidor está preocupado com economia, em ter uma melhor performance gastando menos”, afirma o gerente de vendas da fabricante John Deere Wanderley Truffa Júnior. Consumo de combustível, velocidade e assertividade, tanto no plantio quanto nos tratos culturais e na colheita, aproveitando o melhor período para semeadura, estão entre os principais itens de atenção do produtor na hora de escolher tratores, plantadeiras e demais equipamentos, segundo ele.

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“O pessoal está atrás de relação custo-benefício. Olham para o nível de consumo da máquina, das peças, de combustíveis”, diz o diretor local da fabricante Casei, João Antonio Franciosi. O diferencial oferecido no quesito tecnológico, segundo ele, tem feito a marca obter vendas maiores este ano, com cerca de 20% clientes novos em relação ao ano passado.

Vemos que há muitos filhos sucedendo os pais à frente dos negócios. São pessoas mais instruídas, que já trazem de berço a sensibilidade ao diferencial da tecnologia"

Diego Lopesm supervisor comercial

Enfatizando o aporte tecnológico de seus produtos – plantadeiras, graneleiras e distribuidoras – a marca Stara tem percebido a mudança de comportamento dos clientes, cuja principal preocupação era preço e que agora revelam outro foco de atenção. “Vemos que há muitos filhos sucedendo os pais à frente dos negócios. São pessoas mais instruídas, que já trazem de berço a sensibilidade ao diferencial da tecnologia”, observa o supervisor comercial Diego Lopes. “O cliente chega alegando preço menor de outra marca, mas tem uma mentalidade que aceita melhor a argumentação sobre os benefícios tecnológicos,” diz.

“Produtor nesta região (oeste da Bahia) é sempre muito apto a novas tecnologias, por isso levamos para a exposição o que temos de mais avançado em colheitadeiras, plantadeiras e tecnologia de agricultura de precisão, como o acompanhamento em tempo real da máquina e o monitoramento da lavoura com drones”, destaca o diretor da New Holland Fabio Queiroz Martins.

Tecnologia tem sido o principal apelo também da Saturno, que tem na balança de precisão seu carro-chefe. “Ela oferece pesagem automática sem intervenção humana e seu preço varia de R$120 mil a R$ 200 mil, conforme a configuração de periféricos opcionais”, destaca o gerente comercial Daniel Jung.

*A jornalista viajou a convite da Associação dos Produtores e Irrigantes da Bahia
Source: Rural

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