Skip to main content

O Ministério da Agricultura definiu o calendário de plantio de soja da safra 2022/2023 para 20 estados e o Distrito Federal. O cronogranma está na Portaria nº 607, publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a pasta, a principal finalidade é racionalizar o uso de fungicidas.

LEIA TAMBÉM: Portaria que reconhece boas práticas agrícolas entra em vigor em julho

A ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é a principal doença que atinge, a cultura da soja no Brasil hoje (Foto: Rafael Moreira Soares/Embrapa)

 

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Em nota oficial, o Mapa explica que, na elaboração do calendário, foram considerados os acompanhamentos semanais da safra de soja pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em especial, foi analisado o impacto dos cultivos tardios na resistência dos fungos Phakopsora pachyrhizi, responsáveis pela ferrugem asiática.

saiba mais

Irã apresenta pedido para ingressar no Brics

Indústria de carne pediu "medidas" contra greve de fiscais agropecuários

 

O Ministério considera a praga como “uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja”, isso porque já houve registros da mesma em diversas regiões do país e seus danos podem afetar de 10% a 90% da produção. Confira o calendário de plantio de soja para cada região do Brasiil.

Calendário de semeadura para a safra 2022/23 de soja (Foto: Divulgação/Mapa)

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply