A colheita de milho segunda safra 2021/22 alcançou 6% da área no Paraná, avanço de três pontos percentuais na variação semanal, informou nesta terça-feira (28/06) o Departamento de Economia Rural (Deral), enquanto o plantio de trigo chegou a 88% das lavouras em meio a condições climáticas favoráveis.
Leia Também: USDA vê piora nas lavouras de soja e milho dos Estados Unidos
Colheitadeira (Foto: Getty Images)
Os trabalhos nas lavouras de milho estão à frente dos 2% registrados um ano antes, e dentro da normalidade para o período.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
"A concentração de volume acontece a partir de julho. O clima em geral está bom para a colheita", disse o analista do Deral Edmar Gervásio.
Segundo o departamento, 72% das áreas de milho são consideradas boas, contra 75% na semana anterior. Outros 21% estão em situação média e 7% ruim.
Na mesma época do ano passado, quando a safra foi severamente atingida por seca e geadas, apenas 26% das áreas de milho estavam boas e 33% eram avaliadas como ruins, mostraram os dados.
saiba mais
AgRural reduz 2ª safra de milho do centro-sul
Colheita de trigo começa mais cedo na França após onda de calor
Para o trigo, houve avanço de seis pontos percentuais no plantio de inverno, para 88%, contra 95% registrados um ano antes.
O atraso na semeadura está relacionado a algumas alterações nos períodos de plantio em determinadas regiões, afirmou o analista do departamento especializado em trigo Carlos Hugo Godinho.
"As regiões que plantam mais cedo, norte e oeste, diminuíram as áreas. As regiões mais frias, que plantam mais tarde, aumentaram. Com certeza, com essa semana de sol, se alguém ainda estava atrasado em função da umidade, vai ficar em dia", disse ele.
O Deral classificou 97% das áreas do cereal de inverno em condições boas e somente 3% médias, sem nenhuma lavoura ruim. Um ano antes, as áreas boas eram 95%.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural