Skip to main content

O portal especializado em gastronomia Taste Atlas publicou, nesta semana, a edição de junho do seu ranking de queijos mais bem avaliados e, no topo da lista, está um brasileiro. O queijo canastra – de produção concentrada na Serra da Canastra, em Minas Gerais ficou acima de clássicos, como o Parmeggiano Reggiano, o Pecorino e Mont d'Or.

LEIA TAMBÉM: Cinco queijos brasileiros premiados para experimentar

A receita do queijo canastra foi desenvolvida a partir do seu "primo" português, Serra da Estrela, durante a colonização (Foto: Divulgação/TasteAtlas/Leonardo Freire)

 

Em 2008, o produto foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, desde então, a sua receita é reconhecida como um patrimônio imaterial do país. Segundo o órgão, essa produção artesanal é uma atividade tradicional, enraizada no cotidiano das fazendas e dos sítios da região, e remete ao processo de ocupação desse território nos séculos XVII e XVIII.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Feito a partir de leite cru, o queijo amadurece durante o período de 21 a 40 dias e pode ser vendido semi-duro ou mais macio. Levemente ácido e picante, o sabor do laticínio impressiona os seus consumidores.

saiba mais

Serra da Canastra terá a primeira escola para a formação de mestres queijeiros do Brasil

Produtora mostra queijos de diferentes tipos de maturação

 

Tendo mais de 10 mil alimentos e bebidas catalogadas em seu mapeamento, o ranqueamento dos queijos pelo Taste Atlas funciona justamente a partir da avaliação dos consumidores votantes. No guia, o canastra recebeu pontuação 4,71 (de um total de 5 possíveis).

Top 50 queijos mais bem avaliados em junho (Foto: Divulgação/TasteAtlas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply