Skip to main content

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação, fabricação, comercialização e distribuição do agrotóxico carbendazim no Brasil. A suspensão é preventiva até que seja finalizado o processo que propõe a proibição desse ingrediente ativo. A decisão cautelar foi publicada no dia 22 de junho no Diário Oficial da União.

LEIA TAMBÉM: Operação interdita fábricas clandestinas de licor na Bahia

A medida suspende a venda tanto do ingrediente ativo como dos produtos que contenham carbendazim em sua composição. O agrotóxico é um dos mais usados no país para aplicação foliar no cultivo de citros, milho, trigo, soja, algodão e feijão e seu uso já foi banido na Europa e nos Estados Unidos por suspeita de provocar infertilidade e câncer.

Junto com a suspensão, a Anvisa também decidiu abrir consulta pública até 11 de julho para discutir o banimento do agrotóxico e estabeleceu que nova reunião para decidir o caso deve ser feita até 5 de julho, com publicação de resolução em 8 de agosto.

saiba mais

Fiscais apreendem 4 mil toneladas de feijão com resíduo de agrotóxico

Agricultura fiscaliza presença de resíduos de agrotóxicos em maçãs de SC e do RS

 

A minuta proposta pela área técnica pode ser revisada após as contribuições que serão recebidas na consulta pública. Uma revisão possível é adotar prazos para produção, importação e comercialização de agrotóxicos e produtos técnicos que contenham o carbendazim, caso sejam enviados elementos técnicos que provem a viabilidade dessas medidas.

Também pode ser destacada na discussão a capacidade existente no país para o descarte correto dos produtos à base de carbendazim diante de um banimento imediato.

Feijão é uma das culturas na qual o carbendazim é utilizado (Foto: Ibrafe)

 
Source: Rural

Leave a Reply