Skip to main content

Confira os destaques desta terça-feira (21/6)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Privatização da Petrobras

O modelo atual da Petrobras, no qual o Estado tem controle acionário da companhia, parece ultrapassado, e o Congresso Nacional é o melhor lugar para se debater se a empresa deve ser estatal ou privada, disse o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em audiência na Câmara dos Deputados. "Este é o momento de decisão, é tempo de escolher… você quer uma Petrobras estatal ou privada, o modelo atual não serve, eu já disse qual eu prefiro", disse o ministro, ressaltando ser a favor da competição, como forma de garantir preços menores para os consumidores.

Ministro de Minas e Energia do Brasil, Adolfo Sachsida, fala durante reunião nas Comissões de Fiscalização Financeira e de Minas e Energia, no Congresso Nacional, em Brasília, Brasília (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Produção de biodiesel

A produção anual de biodiesel do Brasil deve sair de 6,7 bilhões de litros neste ano para 10,2 bilhões em 2025, considerando eventual retomada do cronograma de misturas mandatórias, estimou nesta terça-feira (21/06) a consultoria StoneX. A projeção considera uma mistura de 15% de biodiesel ao diesel a partir de março de 2023. Atualmente, a proporção de biocombustível na mistura é de 10%. Pela Resolução 16/2018 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o mandato desde 1º de março deste ano deveria ser de 14%. No final de 2021, porém, o conselho reviu a meta, alegando que a medida ajudaria a conter o avanço dos preços do diesel nas bombas. principal matéria-prima do biodiesel no Brasil é o óleo de soja, commodity que teve os preços elevados na esteira da alta do grão.

Biodiesel (Foto: Embrapa/Divulgação)

Carne suína para o Canadá

Duas unidades frigoríficas brasileiras receberam habilitação para exportar carne suína para o Canadá, informou em nota a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta terça-feira (21/06). Assim como as três primeiras habilitações, divulgadas na última semana, as duas novas plantas estão localizadas no Estado de Santa Catarina. São unidades da Pamplona Alimentos, de Presidente Getúlio (SC), e da Cooperativa Central Aurora, de Joaçaba (SC). Com as novas habilitações, o País passa a contar com cinco unidades produtoras autorizadas a exportar carne suína para o mercado canadense.

Suínos (Foto: CNA/Wenderson Araújo/Trilux)

Projeção do Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje (21/06) a revisão da projeção do valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2022, que passou de crescimento de 1% em março para estabilidade, ou seja, crescimento nulo no ano. Segundo o Ipea, a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do setor foi motivada pela piora na projeção da colheita de soja feita pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de queda de 12,1%, ante recuo de 8,8% anteriormente divulgado.

Aplicação de insumos em lavoura de soja (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Abate bovino no MT

Uma maior quantidade de bovinos enviados para os frigoríficos no mês de maio permitiu o aumento da utilização da capacidade de abate em Mato Grosso, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim semanal. Houve incremento de 15,62 pontos porcentuais em maio em relação ao mês anterior, para 88,82% da capacidade real de abates. Isso equivale ao abate médio de 18,2 mil cabeças de gado por dia, diz o Imea. Capacidade "real" diz respeito ao número de frigoríficos efetivamente em operação.

Bovinos REUTERS/Agustin Marcarian (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

Regulamentação do PSA

Para que o pagamento por serviços ambientais (PSA) seja uma realidade, é preciso avançar na regulamentação da lei. Por isso, entidades representadas pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura entregaram ao Ministério do Meio Ambiente, na segunda-feira (20/6), o documento com dez recomendações para fazer a iniciativa sair do papel. A Lei 14.119/2021, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, também prevê o Cadastro Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (CNPSA) e o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (PFPSA). No entanto, ainda não se sabe como os instrumentos funcionarão.

Floresta recuperada contrasta com plantação de eucalipto  (Foto: Divulgação)

Açúcar mascavo com blockchain

Começa a chegar em julho às prateleiras das lojas e supermercados a primeira marca de açúcar mascavo dotada de um sistema de rastreabilidade baseado em blockchain, tecnologia de ponta capaz de atestar a transparência e a integridade das informações do produto. Por um QR Code estampado na embalagem do produto, qualquer pessoa poderá verificar as informações sobre a origem e o processo de fabricação. O tipo mascavo é valorizado no segmento de produtos naturais e saudáveis, mas ainda é alvo de casos de adulteração. Ao longo de três anos, uma equipe de especialistas da Embrapa Agricultura Digital (SP) trabalhou no desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar).

embrapa-acucar-mascavo (Foto: Embrapa)

Preço do etanol cai em SP

O mercado de etanol no Estado de São Paulo segue em ritmo lento, com a cadeia produtiva mais cautelosa nas negociações, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, esse movimento tem levado a recuo nos preços do combustível. Entre os dias 13 e 17 de junho, o preço médio do etanol hidratado nas usinas paulistas caiu 2,35%, de acordo com o indicador do Cepea, com o litro valendo R$ 3,0116, sem contar o frete e a incidência de ICMS e Pis/Cofins. No mesmo período, a referência para o anidro caiu 1,31%, com o litro valendo R$ 3,5270. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas do Centro-sul do Brasil, as vendas de etanol no mês de maio por parte das usinas totalizou 2,34 bilhões de litros, 7,13% a menos que o registrado no mesmo período na safra 2021/2022.

Usina de etanol de milho (Foto: REUTERS/Rick Wilking)

Inverno começa

O inverno no Brasil começa no momento que os produtores rurais estão colhendo a segunda safra de milho. Maior que a de verão, a safra é estimada em mais de 80 milhões de toneladas. Esse volume está saindo do campo em ritmo acelerado, segundo levantamento da consultoria AgRural divulgado nessa segunda-feira (20/6). Cerca de 11% da área plantada na região Centro-Sul já foi colhida, um índice bastante à frente dos 2,8% alcançados nessa mesma época no ano passado. Se a previsão do tempo se confirmar e não houver chuvas a curto prazo, tudo indica que o ritmo de coleta deve continuar acelerado nas regiões produtoras de milho do Brasil.

Lavoura de milho afetada por seca (Foto: Reuters)

 
Source: Rural

Leave a Reply