Skip to main content

O mercado de etanol no Estado de São Paulo segue em ritmo lento, com a cadeia produtiva mais cautelosa nas negociações, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, esse movimento tem levado a recuo nos preços do combustível.

Entre os dias 13 e 17 de junho, o preço médio do etanol hidratado nas usinas paulistas caiu 2,35%, de acordo com o indicador do Cepea, com o litro valendo R$ 3,0116, sem contar o frete e a incidência de ICMS e Pis/Cofins. No mesmo período, a referência para o anidro caiu 1,31%, com o litro valendo R$ 3,5270.

LEIA TAMBÉM: Como o etanol pode favorecer uso de carro híbrido? Especialistas discutem

Venda de etanol por parte das usinas caiu (Foto: Editora Globo)

 

"O desaquecimento das vendas nas bombas, mesmo com a relação favorável ao biocombustível, ainda vem deixando distribuidoras cautelosas em negociar. Do lado das usinas, algumas unidades seguiram entregando o produto comercializado anteriormente no spot e por meio de contratos. No entanto, outras aceleraram suas vendas, temendo novos recuos de preços com o avanço da moagem", dizem os pesquisadores, em nota divulgada nesta terça-feira (21/6).

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas do Centro-sul do Brasil, as vendas de etanol no mês de maio por parte das usinas totalizou 2,34 bilhões de litros, 7,13% a menos que o registrado no mesmo período na safra 2021/2022. No mercado interno, o volume comercializado foi de 1,39 bilhão de litros, queda de 9,18% na mesma comparação.

saiba mais

Representantes de usinas e do governo defendem etanol competitivo

Preços atraem investimentos na capacidade ociosa de biocombustíveis

 

"O etanol contribui para o balanço de oferta e demanda dos combustíveis líquidos, uma vez que oferece ao consumidor uma alternativa à gasolina A. A ausência dessa alternativa significaria a necessidade de importação adicional de 1,74 bilhão de litros de gasolina A, apenas para compensar o volume no Centro-Sul", diz o diretor técnico a Unica, Antonio de Padua Rodrigues, no mais recente relatório de acompanhamento de safra da entidade.

Desde o início da safra 2022/2023, as usinas venderam às distribuidoras 4,57 bilhões de litros de etanol, queda de 2,53% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 2,86 bilhões de litros (8,38%); já as de anidro, 1,70 bilhão de litros (+9,18%), segundo a Unica.

"Para as próximas semanas, agentes do setor devem se atentar ao possível aumento da competividade do etanol frente ao combustível fóssil, tendo em vista as novas elevações, por parte da Petrobras, nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias", diz o Cepea, em nota.
Source: Rural

Leave a Reply