Skip to main content

Populações rurais tendem a ter menos recursos para a saúde mental se comparadas ao meio urbano. Esta é a constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de um relatório sobre a saúde mental ao redor do planeta. 

De acordo com o documento, 67% dos países do mundo, em 2019, gastaram menos de 20% do seu orçamento voltado à saúde mental para serviços voltados às comunidades. Para o campo e comunidades mais afastadas, como indígenas e ribeirinhas, os impactos são maiores.

LEIA TAMBÉM: Saúde mental: trabalhador rural é vulnerável a ansiedade e depressão

Trabalhadores em campo de trigo em Bharatpur, na índia (Foto: REUTERS/Ajay Verma)

 

 

A falta de presença do Estado, com investimentos em instalações, materiais de trabalho e corpo médico é a primeira barreira para esta ausência de apoio às questões de saúde.  Segundo a OMS, a ausência de infraestrutura para transporte, o tempo para chegar a um posto de saúde e o longo trajeto ainda também são desafios para buscar um tratamento. 

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

"Isso siginifica que populações rurais geralmente não podem ou não têm como acessar algum serviço relacionado à saúde mental", indica o texto.

Também a força de trabalho especializada, como psicólogos e psiquiatras, é geralmente distribuída de forma desigual, mostra o relatório. "A maioria dos profissionais estão concentrados nas cidades e muito pouco nas áreas rurais."

Ausência de conectividade

Em áreas remotas, a OMS avalia que a telemedicia poderia ser mais conveniente por uma questão de logística. No entanto, a realidade é que a falta de conectividade também se torna um barreira.

saiba mais

Agro offline: mais de 70% das propriedades rurais ainda não têm internet no Brasil

 

Análises de 2019 mostraram que cerca de metade da população mundial não tem conexão com a internet. Apenas 20% dos estabelecimentos em países de baixa renda estavam conectados, índice que aumenta para 87% nos países desenvolvidos. 

"Mesmo que a conectividade à internet melhore, muitos países ainda vão precisar aumentar os investimentos em serviços e força de trabalho para mudar os cuidados analógicos aos digitais para que isso se torne realidade para todos", aponta o relatório. 

Inalação de pesticidas

O auto-envenamento por agrotóxicos, ainda segundo levantamento, é responsável por um quinto de todos os suicídios globalmente. A preocupação da OMS se concentra nos países de baixa e média renda, como na África e América Latina. 

"Banis a venda e o uso de pesticidas altamente tóxicos pode contribuir para menos mortes por suicídio. É uma intervenção de baixo custo, com alto custo-benefício nos países com altos índices de auto-envenenamento", indica trecho.

saiba mais

Uso de agrotóxicos leva agricultores a terem mais problemas no rim

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
 
Source: Rural

Leave a Reply