Skip to main content

Confira os destaques desta sexta-feira (17/6)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Gasolina mais cara

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (17/06) reajustes de 5,18% para a gasolina e de 14,26% para o diesel, valendo a partir de sábado, mesmo sob forte protesto do presidente Jair Bolsonaro e da classe política em meio à pressão inflacionária em ano eleitoral. No caso da gasolina, o preço médio de venda para as distribuidoras passou de 3,86 reais para 4,06 reais por litro. A alta ocorre 99 dias após o último reajuste, em 11 de março. Já para o diesel, o valor do litro subiu de 4,91 reais para 5,61 reais, após a estatal ter feito a última alteração há 39 dias. Com a mudança, a Petrobras reduz a defasagem de seu preço ante o mercado externo, mas ainda venderá os combustíveis com desconto. Isso apesar de o mercado de petróleo estar despencando entre 5% e 6% nesta sexta-feira.

Frentista abastece veículo em posto de combustível no Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

 

Caminhoneiros ameaçam greve

Depois da Petrobras anunciar um novo aumento para o diesel, de 14,26% sobre preço de venda para as distribuidoras, a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) divulgou nota alertando para a possibilidade de greve da categoria e da paralisação do país – cenário que remete às últimas paralisações, realizadas em 2015 e 2018. Segundo a Abrava, “a grande falha e incompetência do Governo Bolsonaro foi não ter reestruturado a Petrobras e suas operações no início do governo, de não ter dado início a mudanças estruturantes na empresa”. Apesar da “provável greve” apontada pela Abrava, outras organizações representativas dos caminhoneiros negam que haja discussões sobre o assunto neste momento.

Caminhoneiros durante protesto na rodovia BR-381 em Igarapé, Minas Gerais. (Foto: REUTERS/Washington Alves)

 

Cotação de commodities

A decisão do Banco Central americano de elevar a taxa básica de juros para conter inflação nos Estados Unidos fez as cotações de diversas commodities agrícolas despencarem. No caso dos grãos, a queda foi generalizada, atignindo soja, milho e trigo. Mas algodão, açúcar e, até, o suco de laranja também não ficaram de fora dos impactos negativos dessa notícia. Essa pressão para baixo ocorre porque, com o aumento dos juros, há uma expectativa de redução da atividade econômica do consumo e isso normalmente segura a inflação, ou seja, evita nova alta nos preços.

Grãos de soja (Foto: REUTERS/Bogdan Cristel)

Alíquotas dos combustíveis

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça decidiu nesta sexta-feira (17/06) definir que alíquotas de ICMS sobre combustíveis devem ser uniformes em todo o país a partir de 1º de julho. Na decisão, o magistrado suspendeu os efeitos do convênio ICMS 16/2022 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e definiu a uniformidade da alíquota do insumo, destacando uma série de medidas que devem ser observadas pelos Estados e pela Petrobras. Segundo o ministro do STF, a medida se baseia no artigo 7º da Lei Complementar 192/2022, que trata do óleo diesel, para os demais combustíveis, com efeitos a partir do dia 1º de julho de 2022.

Gasolina combustível (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

Acordos comerciais globais

A Organização Mundial do Comércio chegou a um acordo sobre a primeira mudança nas regras comerciais globais em anos nesta sexta-feira, bem como um acordo para aumentar o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 em uma série de promessas que foram muito comprometidas. Os acordos foram fechados nas primeiras horas do sexto dia de uma conferência de mais de 100 ministros do Comércio que foi vista como um teste à capacidade dos países de realizarem acordos comerciais multilaterais em meio a tensões geopolíticas exacerbadas pela guerra da Ucrânia. Os delegados, que esperavam uma conferência de quatro dias, comemoraram depois de terem aprovado sete acordos e declarações pouco antes do amanhecer da sexta-feira (17/6).

Omc, conferencia (Foto: Reuters)

Saúde mental na área rural

Populações rurais tendem a ter menos recursos para a saúde mental se comparadas ao meio urbano. Esta é a constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de um relatório sobre a saúde mental ao redor do planeta. De acordo com o documento, 67% dos países do mundo, em 2019, gastaram menos de 20% do seu orçamento voltado à saúde mental para serviços voltados às comunidades. Para o campo e comunidades mais afastadas, como indígenas e ribeirinhas, os impactos são maiores. A falta de presença do Estado, com investimentos em instalações, materiais de trabalho e corpo médico é a primeira barreira para esta ausência de apoio às questões de saúde.

Trabalhadores em campo de trigo. (Foto: REUTERS/Ajay Verma)

Crédito rural

O aumento de 0,5 ponto porcentual na taxa básica de juros reforça o alerta para o produtor rural adotar uma postura mais cautelosa ao contratar crédito para a safra 2022/2023.  Anunciada na quarta-feira (15/6) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC), a Selic passou para 13,25% ao ano. Em um cenário de elevação no custo dos financiamentos, economistas ouvidos por Globo Rural chamam a atenção não só para a tendência de continuidade de aumento dos juros, como também para riscos ligados à inflação no Brasil e à volatilidade de preços de commodities agrícolas, que podem afetar as margens na temporada de verão. Fábio Silveira, sócio-diretor da MacroSector Consultores, ressalta que a receita agrícola no ano passado aumentou 52% em relação a 2020, chegando a R$ 828 bilhões.

Trabalhador com mudas de cana (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

Novos usos da cana-de-açúcar

A Raízen já tem firmado contratos de 10 anos para entregar tudo o que conseguir produzir de etanol 2G, segundo afirmou Francis Vernon Queen Neto, vice-presidente de Açúcar e Renováveis da empresa, uma gigante do setor sucroalcooleiro que nasceu em 2011, da joint-venture entre Shell e Cosan. Para isso, a empresa está construindo três plantas de etanol de segunda geração, com capacidade de produção de 82 milhões de litros cada uma e investimento total de R$ 3 bilhões. A declaração foi dada durante o Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul, realizado no dia 10 de junho na capital, Campo Grande, em debate sobre os cenários futuros de uso da cana-de-açúcar que reuniu quatro executivos de empresas.

Colheita de cana-de-açúcar (Foto: REUTERS/Chalinee Thirasupa)

GR vence prêmio ILPF

A Revista Globo Rural está entre as vencedoras da segunda edição do Prêmio Rede ILPF de Jornalismo e Fotografia. A foto "Retrato com felicidade e sustentabilidade", feita pelo fotojornalista Fernando Martinho, foi eleita a melhor do concurso em fotojornalismo. Martinho foi premiado também na categoria aberta, com a foto "Trabalho de pesquisa de recuperação de solos degradados para implementação do sistema ILPF. Fazenda Trijunção, Cocos, Bahia" Os ganhadores foram anunciados pela Embrapa Agrossilvipastoril e receberão um troféu, dirante evento, em São Paulo, marcado para 23 de junho.

"Trabalho de pesquisa de recuperação de solos degradados para implementação do sistema ILPF. Fazenda Trijunção, Cocos, Bahia", vencedora do Prêmio ILPF de Fotografia na categoria Aberta (Foto: Fernando Martinho)

 
Source: Rural

Leave a Reply