Skip to main content

Alisson de Souza (Taubaté-SP) saiu na frente na disputa pelo prêmio de R$ 50 mil do Iron Cowboy, em Americana (SP), prova válida pelo campeonato nacional de montaria em Touros da PBR Brazil (Professional Bull Riders). Montando o touro Taça, ele marcou a maior nota da noite: 91,25 pontos. De quebra, ganhou 15 pontos de bônus pela melhor montaria da primeira rodada, nesta sexta-feira (17/6), e assumiu a 4ª posição no ranking brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Rodeio em touros: o que você precisa saber para ver as disputas

Em segundo lugar na primeira noite de montarias ficou o estreante Felipe Furlan (Sales Oliveira-SP). Montando Delírio, ele marcou 88 pontos e passou a estar entre os 20 maiores do ranking brasileiro. A lista dos cinco primeiros foi completada por Jerson dos Santos e Bruno Carvalho, com 87,5 pontos cada um, e Bruno Roberto, com 86,25 pontos.

Cássio Dias Barbosa (São Francisco de Sales-MG), vencedor da etapa anterior em Americana, na semana passada, manteve 100% de aproveitamento até o momento na arena do município e garantiu a sexta melhor nota da noite (86,00 pontos). Sandro Batista (Pedra Preta-MT) que parou em mais um touro e ficou na sétima posição na noite de abertura do Iron Cowboy com 85,00 pontos.

Alisson de Souza fechou a primeira rodada do Iron Cowboy na liderança (Foto: Alberto Gonzaga)

 

Como é disputado o Iron Cowboy

Realizado no Brasil desde 2010, o Iron Cowboy deste ano terá um novo formato de eliminação progressiva, que já vinha sendo adotado nos Estados Unidos. Antes, havia uma espécie de “confronto”, em que dois peões concorriam entre si dentro de uma chave e somente o melhor deles avançava para a fase seguinte.

O Iron Cowboy de Americana deste ano será dividido em duas fases e todas as montarias serão definidas por sorteio. Vão participar 30 competidores na classificatória, com uma montaria na sexta e outra no sábado. Os 20 melhores na somatória de notas das duas noites se classificam para a fase principal, que terá quatro rodadas.

A primeira montaria da fase principal classifica oito para a próxima rodada, considerando a somatória também das notas de sexta e sábado. Os oito classificados, então, encaram mais um touro e terão suas notas somadas para definir os quatro peões que avançam para a semifinal.

saiba mais

Peões de rodeio em touros da PBR duelam em ‘jogo-treino’ nos EUA

 

A partir daí, a somatória de notas será zerada e os pontos acumulados servirão apenas como critério de desempate. Os quatro semifinalistas fazem mais uma montaria e todos que conseguirem se manter os oito segundos sobre o touro avançam para a final, que terá pelo menos dois peões. O campeão do Iron Cowboy será o atleta que conseguir a maior nota nesta última montaria, independente do total acumulado nas rodadas anteriores.

Caso nenhum competidor consiga permanecer os oito segundos na final ou haja empate na nota da última montaria entre dois deles, será usado como critério de desempate as notas acumuladas durante toda a competição. O peão que tiver a maior somatória será declarado campeão. Se houver empate também na somatória de notas, os dois dividem o título.
Source: Rural

Leave a Reply