Skip to main content

As piranhas são peixes de hábitos alimentares carnívoros que ocupam os rios doces do Pantanal. A participação da espécie na novela da Globo, nesta segunda-feira (13/06), entretanto, gerou uma dúvida entre os telespectadores – tanto que houve uma aumento repentino das buscas no Google por "piranha come gente?" e "ataque de piranhas".

LEIA TAMBÉM: Piranhas se proliferam, atacam peixes e assustam pescadores no Rio Grande do Sul 

No episódio, após tentar sequestrar Muda (Bella Campos) e levar um tiro de Juma (Alanis Guillen), Levi (Leandro Lima) foge sangrando. Durante uma perseguição, o barco de Levi bate em uma pedra e ele cai ensanguentado na água. A sequência, então, mostra o personagem sendo devorado por piranhas. 

Em Pantanal, o personagem Levi cai na água sangrando e é devorado por piranhas (Foto: TV Globo )

 

No entanto, menos dramático do que foi tratado na novela da TV Globo, fora da ficção, esses animais costumam conviver tranquilamente com os seres humanos, como explica pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Segundo Agostinho Carlos Catella, da Embrapa Pantanal, as piranhas são atraídas pela cor e pelo odor do sangue na água. Quando encontram os animais feridos no seu habitat, são capazes de morder e arrancar a carne, alimentando-se daquela espécie.

O pesquisador pontua que há casos de ataques de piranhas a seres humanos e, inclusive, exemplos que levaram à morte da vítima; porém, esses eventos não são recorrentes. Isso porque as pessoas, assim como outros animais terrestres, não fazem parte da sua cadeia alimentar. Tipicamente, as piranhas comem peixes e insetos.

Castella explica que a população que mora no Pantanal já está acostumada com a convivência com as piranhas. A expressão popular “boi de piranha” deriva justamente de um costume comum no Pantanal.

saiba mais

Tilápia, carpa ou pirarucu? 7 peixes de água doce mais consumidos no Brasil

Agrupamento de peixe raro na costa do Brasil é encontrado, em SC

 

 

 

O que significa 'boi de piranha'?

O termo é utilizado para se referir à prática de “sacrificar” um boi durante a travessia de uma boiada pelo rio. Os peões colocam um animal que já esteja velho, doente ou machucado sem chances de se recuperar para ser atacado pelas piranhas alguns metros acima ou abaixo da região do rio por onde a boiada vai passar. A presença do boi de piranha evita o ataque dos peixes aos bovinos jovens e saudáveis.

Ataque de piranhas no RS (Foto: Marcelo Moraes/Arquivo pessoal)

 

O porta-voz da Embrapa ainda lembra que as piranhas também fazem parte das atividades agrícolas da região. A pesca do peixe é muito comum na região do Pantanal e o ingrediente é incorporado a diversos pratos, como o caldo de piranha, receita típica do centro-oeste.

Facilmente confundida com o pacu, a piranha se reproduz na planície pantaneira entre fevereiro e abril/maio. Os maiores exemplares de piranha podem chegar a 50 cm de comprimento. De acordo com o site da Embrapa, a piranha pequena é mais comum no beira de rios, em áreas mais rasas, enquanto a grande, ocorre em águas mais profundas. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply