Skip to main content

As exportações de grãos da Ucrânia caíram cerca de 40% na primeira quinzena de junho em comparação com o mesmo período de 2021, para 613.000 toneladas, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (15/6). Os volumes incluíram 553.000 toneladas de milho, 42.000 toneladas de trigo e 15.000 toneladas de cevada, mostraram os dados.

LEIA TAMBÉM: Projeto prevê imposto de exportação de grãos e carnes em caso de escassez

A Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes de a Rússia lançar sua invasão em 24 de fevereiro. Moscou chama sua ação de operação militar especial. Desde então, os volumes caíram para cerca de 1 milhão de toneladas, já que a Ucrânia, que costumava exportar a maior parte de seus produtos por meio de portos marítimos, foi forçada a transportar grãos de trem pela fronteira ocidental ou pelos pequenos portos do rio Danúbio.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse este mês que milhões de pessoas podem passar fome por causa do bloqueio da Rússia aos portos do Mar Negro da Ucrânia.

Corredores seguros

A Rússia pode "fornecer passagem segura" para carregamentos de grãos da Ucrânia dos portos do Mar Negro do país, mas não é responsável por estabelecer os corredores, disse o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, a repórteres na quarta-feira.

"Não somos responsáveis por estabelecer corredores seguros. Dissemos que poderíamos fornecer passagem segura se esses corredores fossem estabelecidos… É óbvio que ou desmina o território, que foi minado pelos ucranianos, ou para garantir a passagem que se contorne aqueles minas", disse Nebenzia.

Colheita em Hrebeni, região de Kiev, na Ucrânia (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

 
Source: Rural

Leave a Reply