Skip to main content

A disparada nos preços do trigo em todo o mundo está estimulando os produtores gaúchos a ampliar a área plantada no estado. O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro e, neste cenário, a estimava é de um crescimento de 15% no cultivo. Com isso, a região deve ter a maior área plantada dos últimos 42 anos.

LEIA TAMBÉM: Mesmo com problemas de clima, Conab mantém previsão de safra recorde: 271,3 milhões de toneladas

Desde janeiro, o preço internacional do trigo aumentou em 30% (Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

Quase 1,5 milhão de hectares receberão a sementes de trigo nesta temporada, segundo projeção do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Além do aumento dos preços, que chega a 30%, os técnicos atribuiem esse salto de plantio a uma busca por recuperação dos prejuízos da safra de verão.

Muitos produtores tiveram perdas severas na principal safra do ano por causa do clima desfavorável, que atingiu, principalmente, plantações de soja e milho. Com o trigo valendo bastante, eles vêm agora a oportunidade de faturar mais com o cereal e compensar um pouco as perdas da safra de verão.

saiba mais

Strategie Grains corta previsão de exportação de trigo da UE com demanda fraca

Bolsa argentina reduz previsão de colheita de trigo para 18,5 mi t

 

Mas tem outro fator relacionado ao preço: a perspectiva do Brasil exportar mais trigo neste ano. Mesmo sendo um país muito dependente do mercado externo para suprir o abastecimento os produtores brasileiros, muitos deles devem optar por vender seu produto aos compradores estrangeiros, caso o preço oferecido pelos moinhos que atuam no Brasil sejam considerados menos interessantes que o do mercado internacional. 

Nesse caso, o dólar alto ainda favorece a exportação. Por enquanto, as apostas estão totalmente em aberto e os produtores aguardam a chegada da nova safra para firmar contratos de compra e venda.

saiba mais

Área do trigo no RS deve crescer 15% e ser a maior em 42 anos, diz Emater

UE aumenta previsão de safra de trigo mole e corta cevada e milho

 

Safra argentina

A Argentina, que é a maior fornecedora de trigo do Brasil, tem sofrido com a falta de chuvas, especialmente na região norte. Na semana passada, isso fez com que a Bolsa de Buenos Aires reduzisse em 100 mil hectares as projeções diárias plantadas da safra. Agora, a Bolsa de Rosário, outra importante instituição que monitoras as condições agrícolas do país, cortou a projeção de colheita do produto em 500 mil toneladas, fechando a safra em 18 milhões de toneladas de trigo.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

 
Source: Rural

Leave a Reply