Skip to main content

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abriu nesta semana o edital para licenciamento de comercialização das cultivares de açaizeiro para terra firme, BRS Pará e BRS Pai d’Égua. Os produtores interessados em comercializar devem estar inscritos  no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para participar do processo seletivo.

Leia Também: Embrapa muda parâmetros de avaliação do solo no zoneamento agrícola da soja

Acaí (Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)

 

De acordo com a Embrapa, as novas cultivares prometem maior produtividade, com interesse de expansão do mercado, e estão presentes em quase 50 mil hectares nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Bahia. O crescimento anual da demanda de açaí é de aproximadamente 15% e da produção do fruto 5%. Pesquisadores da instituição afirmam que existe uma lacuna entre a oferta e demanda, principalmente na entressafra.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Ainda de acordo com a estatal, BRS Pai d’Égua, lançada em 2019, pode ampliar o cultivo de açaí em terra firme por possuir uma distribuição equilibrada da produção anual. Este é um passo importante para superar a sazonalidade da produção do fruto, afirma o pesquisador João Tomé de Farias Neto, da Embrapa Amazônia Oriental, que desenvolveu as variedades.

saiba mais

Parceria com varejo leva açaí brasileiro ao mercado egípcio

Embrapa lança curso online e gratuito sobre cultivo do açaí em terra firme

 

Na entressafra (janeiro a junho), a BRS Pai d’Égua produz 46% e na safra (julho a dezembro) produz 54%. Comparado com um açaí de terra firme manejado em várzea sem irrigação, que produz 3 toneladas anuais por hectare, esta variedade chega a produzir 12 toneladas ao ano por hectare.

O trabalho de ampliação desta tecnologia pelo Brasil já está avançado. A Embrapa Amazônia Oriental estima que BRS Pai d’Égua está presente em 9.964 hectares no país, meta prevista apenas para 2025. Em 2021 as vendas de sementes tiveram um aumento de 158% e 395% de mudas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply