Skip to main content

Confira os destaques desta terça-feira (07/6)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Melhores empresas para trabalhar no agro

As melhores empresas para trabalhar no agronegócio foram conhecidas nesta terça-feira (7/6). Em live transmitida pelas redes sociais, a Globo Rural apresentou a 4ª edição do ranking do Great Place to Work (GPTW), que reconhece o trabalho de grandes, médias e pequenas empresas do setor agropecuário. A premiação é feita também em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Entre as inscritas no concurso, a Ourofino Saúde Animal foi eleita a melhor entre as grandes; o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) entre as médias; e a Cropchem foi a vencedora entre as pequenas.

Globo Rural divulga 4º ranking com as Melhores Empresas para Trabalhar no Agro (Foto: Reprodução)

 

Saúde mental entre trabalhadores rurais

Exposição a altos riscos econômicos, frustrações constantes por fatores que independem do trabalho das pessoas, isolamento geográfico, o que dificulta o acesso a serviços básicos, baixo nível educacional. Todos esses fatores pesam contra a saúde mental daqueles que trabalham no campo. "Tudo isso gera estressores que são muito particulares do ambiente do campo e pouca atenção tem sido dada a essas pessoas. Na contramão dessa pequena atenção, a gente vê crescer nos últimos anos, as taxas de adoescimento mental. Por isso, nunca foi tão importante, principalmente agora, nesses tempos pandêmicos e pós-pandêmicos, a gente olhar para a população do agronegócio de maneira mais assertiva", alerta Bruno Shiozawa, CEO da Jungle

Trabalhadores em campo de trigo (Foto: REUTERS/Ajay Verma)

 

Risco de faltar diesel

Depois de enfrentar problemas com a aquisição de fertilizantes e defensivos, o agronegócio brasileiro chega à reta final do ano-safra 2021/22 com mais um motivo para se preocupar: o alerta de risco de desabastecimento de diesel, situação vista também com preocupação por operadores do setor logístico. Como o combustível abastece veículos de carga e máquinas e implementos agrícolas, um desabastecimento poderia afetar não só o escoamento da produção de diversas culturas, como o milho safrinha, mas também o cuidado com as lavouras ao longo do ciclo produtivo. Levantamento feito com 137 empresas do setor logístico apontou que o aumento no preço do diesel foi o principal fator para elevação dos custos entre 2020 e 2021 – período em que relataram dificuldades para repassar essa alta.

Diesel (Foto: Max Rossi/Reuters)

Crescimento da área do trigo

Em seu primeiro levantamento da safra de inverno, divulgado nesta terça-feira (7/6), a Emater-RS estima um aumento de 15,07% na área plantada com trigo no Estado, chegando a 1,413 milhão de hectares, a maior em 42 anos. A produção deve chegar a 3,99 milhões de toneladas ou 12,53% a mais. Alencar Rugeri, diretor técnico da Emater, diz que a questão do preço internacional do trigo, que subiu cerca de 30% desde janeiro, catapultado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes exportadores, é um dos fatores que explica o aumento de área. As regiões de Ijuí e Santa Rosa, no norte, concentram 627.250 hectares, quase a metade de toda área de trigo do Estado. Outras áreas que se destacam são Frederico Westphalen, Bagé e Passo Fundo.

Trigo (Foto: Reuters)

Greve dos fiscais agropecuários

Em operação padrão desde dezembro do ano passado, os fiscais agropecuários federais decidiram realizar uma "greve de alerta" nos dias 14 e 15 de junho após assembleia realizada nesta terça-feira (7/6). De acordo com o Sindicato da categoria (Anffa Sindical), a medida ocorre "em protesto ao Projeto de Lei 1293/2021", que trata dos programas de autocontrole por empresas privadas atualmente reguladas pela defesa agropecuária. Ainda de acordo com o Sindicato, a paralização afetará a liberação de cargas de origem animal e vegetal e insumos agrícolas e pecuários em portos e aeroportos em todo o país, além do abate de animais em plantas frigoríficas.

Fiscalização agropecuária (Foto: Mapa/Divulgação)

Fertilizantes estão garantidos

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, disse, nesta terça-feira (7/6), que, pelo menos até o momento, com as informações que o governo tem, os fertilizantes para a temporada 2022/2023 estão garantidos e a próxima safra está salva. Ele fez a declaração ao participar, em Campinas (SP), do evento One Agro, promovido pela multinacional Syngenta. "Estamos trabalhando. O fluxo de fertilizantes tem chegado ao país, esperamos que permaneça. Acho que é um trabalho forte que foi feito pelo governo brasileiro. A Rússia tem mandado para o Brasil", disse Montes, em conversa com jornalistas durante o evento.

Agricultor mostra fertilizante antes de aplicação (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Volume de crédito no Plano Safra

O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira que a ideia é aumentar o volume de crédito em pelo menos 20% no Plano Safra 2022/23. Em coletiva de imprensa a jornalistas no Palácio do Planalto, Ribeiro, no entanto, disse ainda não saber qual será a taxa de juro para o programa, que, por conta da inflação, deve ser mais voltado para o plantio. "A ideia do Banco do Brasil é crescer o volume em pelo menos 20%. Estamos estimando entre 20% de 30%. Se nós emprestamos R$ 145 bilhões nesse Plano Safra (2021/22), tranquilamente vai passar dos R$ 175 bilhões (no próximo), dado que teve inflação em todos os insumos agrícolas", afirmou.

Lavouras de café em Minas Gerais (Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Bolsonaro propõe zerar ICMS

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o Executivo está disposto a zerar impostos federais cobrados sobre gasolina, gás, etanol e diesel, em troca de uma redução da carga cobrada pelos entes federativos, que seriam ressarcidos pelo governo federal. O presidente participou de reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outros. As sugestões do governo seriam efetivadas por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), afirmou Bolsonaro, caso senadores concordem com os termos.

Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto 07/12/2021 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Mercado global de açúcar

O mercado global de açúcar está acompanhando o andamento de um projeto de lei no Brasil que pode reduzir os impostos sobre combustíveis, incluindo a gasolina, levando as usinas a destinar mais cana para a produção do adoçante em detrimento do etanol. Isso poderia levar a uma redução nos preços do açúcar, uma vez que o Brasil é o maior exportador global da commodity. Uma nova versão do projeto de lei deve ser apresentada na terça-feira. Ainda não há data para a votação. O governo brasileiro está pressionando por uma mudança na legislação que limite o imposto estadual ICMS sobre combustíveis a 17%. Como o tributo é mais alto na gasolina do que no etanol, em patamares acima de 17% para o combustível fóssil, a lei reduziria os preços da gasolina.

Colhedora de cana em Piracicaba (SP) (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

Queda das exportações de soja

A exportação de soja do Brasil em junho deve alcançar 9,41 milhões de toneladas, estimou nesta terça-feira (07/06) a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume, se confirmado, representaria uma diminuição de 718 mil toneladas ante junho do ano passado, ou 7,1%. Já na comparação com os volumes de maio deste ano, haveria queda de cerca de 851 mil toneladas. A Anec estimou ainda que o embarque de farelo de soja do Brasil deve alcançar 2,03 milhões de toneladas em junho, 10,3% superior ao registrado em igual mês de 2021. O volume também deve crescer frente ao 1,89 milhão registrado em maio deste ano.

Produção de soja em lavoura (Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply