Skip to main content

O Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) divulgou nesta segunda-feira (6/6) sua nova estimativa para a safra de milho 2021/2022 em Mato Grosso, que reflete o impacto na produtividade da lavouras provocado pela escassez hídrica que persistiu em grande parte do estado entre abril e maio. A nova previsão é de 39,16 milhões de toneladas. Em maio, o Instituto havia previsto 39,34 milhões de toneladas. A produção na safra 2020/2021 é estimada em 32,56 milhões de toneladas.

LEIA TAMBÉM: LongPing acelera obras para quintuplicar produção de sementes de milho

Na estimativa de junho, o Imea reajustou a área cultivada de milho em Mato Grosso para 6,39 milhões de hectares, que representa uma alta de 1,17% em relação ao relatório de maio (6,31 milhões de hectares), com destaque para as regiões nordeste e centro-sul que estimam crescimento 3,47% e 2,25%, respectivamente.

Os analistas do Imea observam que o aumento da área cultivada se deve aos “altos patamares de preços no mercado de milho e as estimativas de maior demanda externa, bem como, interna pelo cereal, principalmente pelas usinas de etanol mato-grossense”.

saiba mais

Compra de milho brasileiro pela China seria limitada no curto prazo

Argentina pode elevar limite de exportação de milho

 

No relatório atual, o Imea reduziu em 1,63% sua estimativa de produtividade do milho em relação ao levantamento de maio, de 103,8 para 102,10 sacas por hectare. Mesmo assim, o rendimento previsto é 10,2% superior as 92,65 sacas por hectare na temporada passada.

As regiões que apresentaram maior redução nas estimativas de produtividade foram a oeste, sudeste e nordeste, com quedas de 5,99%, 2,97% e 1,95%, respectivamente, no comparativo com o mês anterior. “Cabe destacar que essas regiões foram as que apresentaram um maior percentual de área plantada fora da janela ideal (que vai até final de fevereiro) em relação as demais regiões do estado.”

Falta de chuva sobre as lavouras afetou produtividade do milho de segunda safra em Mato Grosso (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply