A Rússia enviou à sua aliada Síria cerca de 100.000 toneladas de trigo roubado da Ucrânia desde que invadiu o país, disse a embaixada ucraniana em Beirute, descrevendo os carregamentos como "atividade criminosa".
LEIA TAMBÉM: Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o comércio agro do Brasil. Entenda
Em comunicado à Reuters, a embaixada disse que os embarques incluíam uma carga a bordo do Matros Pozynich, um navio de bandeira russa que atracou no principal porto marítimo da Síria, Latakia, no final de maio.
Dados da Refinitiv mostraram o Matros Pozynich carregando trigo no porto de Sebastopol na Crimeia – anexada pela Rússia em 2014 -, com data de partida em 19 de maio e com a Síria como o local de descarga.
Colheita em campo de trigo na região de Stavropol, Rússia (Foto: REUTERS/Eduard Korniyenko)
Imagens de satélite do Planet Labs PBC em 29 de maio mostraram a mesma embarcação ancorada em Latakia.
A embaixada da Ucrânia no Líbano, citando a aplicação da lei ucraniana, alegou que os grãos a bordo do Matros Pozynich foram "roubados" de instalações de armazenamento ucranianas em áreas recentemente ocupadas por forças russas.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
O Ministério da Defesa da Rússia e o Ministério da Informação da Síria não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters. A Rússia já havia negado alegações de roubo de trigo da Ucrânia em abril.
"O trigo é roubado de uma instalação que combina trigo de três regiões ucranianas em um lote", disse a embaixada.
"Esta é uma atividade criminosa", disse, acrescentando que tentou entrar em contato com as autoridades sírias, mas nunca recebeu uma resposta.
A embaixada disse que mais de 100.000 toneladas de trigo ucraniano "saqueado" chegaram à Síria nos últimos três meses. Com os preços internacionais do trigo acima de 400 dólares a tonelada, esse volume valeria mais de 40 milhões de dólares.
saiba mais
Condições da Rússia para liberar grãos parecem chantagem, dizem analistas
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as alegações ucranianas.
O Ministério da Informação da Síria não respondeu imediatamente a perguntas enviadas por e-mail pela Reuters.
O Ministério da Agricultura sírio e funcionários do porto de Latakia não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
A Rússia tem sido uma importante fonte de importação de trigo para a Síria desde o início de sua guerra civil em 2011, tanto como importação comercial, quanto como ajuda humanitária.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural