Skip to main content

Com a queda das temperaturas na região Sul, foram registradas a formação de geadas em vários pontos, como no Rio Grande do Sul, além do sul e serra catarinense. Porém, não há tendência de temperaturas extremamente baixas pelos próximos 10 dias como vinha se especulando, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Novas ondas de frio chegam ao Brasil em junho; veja datas e prepare-se

Tempo fechado em boa parte do país marca o início de junho (Foto: Pxhere/Reprodução)

 

"Aquele frio extremo que estava se falando para a semana que vem, nós não vimos nada de anormal. Vamos acompanhar os modelos ao longo da semana", diz o especialista. Ele complementa dizendo que não há previsão para novas geadas no Brasil, a não ser as que ocorreram nesta terça-feira (31/5), com temperaturas perto de 0ºC.

Ainda no Sul, a chuva volumosa no sul do Paraná e no norte de Santa Catarina pode trazer consequências às lavouras devido ao excesso de água, informa o boletim. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para acumulados elevados entre quarta-feira (1/6) e quinta-feira (2/6). Com isso, o tempo fechado mantém as temperaturas baixas e a umidade do ar alta até o fim de semana em ambos os estados.

No Sudeste, a frente fria que já está provocando chuvas se mantém, com previsões para São Paulo, parte do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Essas chuvas continuam mantendo condições positivas para as lavouras de café e cana-de-açúcar em São Paulo, diz Santos.

saiba mais

Tempo no Nordeste: região terá mais chuva e segue em estado de alerta

 

A mesma nebulosidade chega ao sul do Mato Grosso do Sul e a outras regiões do Centro-Oeste. Porém, chuvas volumosas não estão previstas para a região central. De acordo com a Rural Clima, as precipitações podem voltar a esses estados na semana que vem.

No Nordeste, as fortes chuvas que já fizeram mais de 100 vítimas seguem. "Toda faixa litorânea com muita chuva nos próximos dias e a população que vive em locais de risco podem sofrer ainda mais consequências por conta dessas chuvas que estão ligadas aos ventos de leste que sopram do Oceano para o continente,", explica o agrometeorologista.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

A situação de alto risco se mantém, com tendência de diminuição de chuva somente no domingo (5/6). Até lá, os municípios seguem em estado de alerta para mais transtornos, como alagamentos e deslizamentos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply