Skip to main content

Embora a chegada do frio intenso e, até, de geadas não tenham causado grandes prejuízos à produção agropecuária do Brasil, a Climatempo alerta para a chegada de novas massas geladas nas próximas semanas.

LEIA TAMBÉM: Como ficaram as lavouras depois do frio? Veja consequências em cada região

Nas últimas semanas, casos de geadas, chuvas congeladas e, até, neve foram registradas no Brasil (Foto: Sergio Ranalli)

 

Segundo a empresa de meteorologia, a primeira já está prevista para o dia 10 de junho, mas a onda é considerada moderada. Outra massa está prevista pelo dia 20 de junho e também não deve ser motivo para grandes preocupações, alertam os especialistas da Climatempo. Esse frio é reflexos da presença do fenômeno La Niña, que continua influenciando o tempo, sobretudo na América do Sul.

Junto do frio, os produtores – especialmente os da região Sul – devem observar chuvas constantes. A previsão indica que, em algumas áreas, a precipitação pode até favorecer as lavouras de grãos, que estão em desenvolvimento; é o caso de alguns pontos do Paraná, onde a tendência é que a umidade no solo seja recuperada. Por outro lado, a chuva vai impedir a entrada em campo de quem precisa ainda realizar alguma atividade, seja a de tratos culturais das plantas ou, até, de plantio e colheita. 

saiba mais

Tempo no Nordeste: região terá mais chuva e segue em estado de alerta

Nova onda de frio chega em junho e chuva volta ao centro-sul

 

As precipitações também devem chegar à região Centro-Oeste do Brasil no final desta semana, não são chuvas volumosas, mas, sim garoas. Assim, as áreas que já vem sofrendo com escassez de água ainda precisarão de mais chuvas para reverter o seu quadro de seca, que já vem sendo registado em algumas fazendas, especialmente no Mato Grosso e Goiás, importantes tanto para a produção de grãos quanto de carnes.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

Source: Rural

Leave a Reply