Skip to main content

A erva-mate produzida na região do Planalto Norte Catarinense recebeu, no início deste mês, a Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). É a primeira vez que o produto recebe esse tipo de registro.

LEIA TAMBÉM: Secagem no micro-ondas mantém propriedades benéficas da erva-mate

Colheita de erva-mate (Foto: Robispierre Giuliani/Editora Globo)

 

A IG é um instrumento de reconhecimento da origem de um produto ou serviço. Assegura ao comprador que essa erva-mate catarinense detém um valor cultural intrínseco e uma identidade própria, que a distingue dos demais exemplares do mercado.

No caso da erva-mate do Planalto Norte Catarinense, por exemplo, são consideradas as particularidades locais no manejo da planta. Historicamente, essas plantas foram afetadas pela influência de diversos povos a ocuparem a região (indígenas, caboclos, tropeiros e imigrantes europeus).

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), essa erva-mate é caracterizada pelo seu cultivo em ambiente de sombra esparsa junto à Mata de Araucária (a região apresenta a menor insolação anual no estado de Santa Catarina). Além disso, ela é proveniente de ervais nativos, sem a presença de espécies exóticas ou insumos químicos.

Nos estudos feitos para o reconhecimento, evidenciou-se que o sombreamento no cultivo da planta é responsável por proporcionar maiores teores de cafeína na erva-mate. Em comparação a amostras recolhidas no Paraná, no Rio Grande do Sul e na Argentina, tem mais brilho, coloração verde mais intensa e sabor mais doce.

saiba mais

Política Nacional da Erva-mate entra em vigor

Brasil tem primeira fazenda de erva-mate com 100% de energia solar

 

Com o registro, os produtores de toda a região do Planalto Norte Catarinense, que engloba 20 municípios, poderão aplicar em suas ervas o selo representativo da cultura, bem como os selos brasileiros de IG.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply