Skip to main content

Confira os destaques desta sexta-feira (30/5)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Safra de milho

A semeadura e o desenvolvimento do milho segunda safra foram menos afetados pela seca sazonal, característica deste período na região central do Brasil, em comparação com safras anteriores. A avaliação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA). Menores volumes pluviais foram observados no oeste da Bahia, no norte e noroeste de Minas Gerais e em Goiás, além do sudeste de Mato Grosso, do leste de Mato Grosso do Sul e do noroeste de São Paulo. Nas primeiras semanas de maio, segundo a Conab, a seca se intensificou nas lavouras de milho e a umidade do solo, que já se encontrava baixa em algumas regiões, ficou ainda mais restrita.

Lavoura de milho atingida pela seca (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo)

Aumento do diesel

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (30/5) que a Petrobras pode "quebrar o Brasil" se houver novos aumentos do diesel e atacou governadores por questionarem a redução do ICMS aprovada pela Câmara. "É um crime se cobrar um real de ICMS por litro de óleo diesel", disse Bolsonaro durante entrevista coletiva marcada para tratar das ações do governo federal em auxílio às vítimas das enchentes que mataram dezenas de pessoas em Pernambuco. O presidente, no entanto, acabou tratando de diversos outros assuntos não relacionados à tragédia, e disse que os governadores querem fazer caixa com ICMS mesmo já tendo recursos. "Como alertei no mês passado, a Petrobras pode quebrar o Brasil com isso", seguiu o presidente.

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

Bahia Farm Show

A Bahia Farm Show, uma das maiores feiras do agronegócio das regiões Norte e Nordeste do Brasil, começa nesta terça-feira (31/5), em Luis Eduardo Magalhães (BA), marcando o retorno presencial de mais um entre os principais eventos do calendário nacional. Segundo os organizadores, esta edição terá infraestrutura ampliada e expectativa de superar R$ 2 bilhões em negócios. A Bahia Farm Show vai até o sábado (4/6). A edição deste ano reúne 360 expositores, representando mais de 1200 marcas, distribuídas em 191 mil m² para apresentar as suas novidades ao mercado.

A Bahia Farm Show é realizada no município de Luís Eduardo Magalhães (BA) e os ingressos podem ser comprados online pelo site do evento (Foto: Divulgação/Bahia Farm Show)

 

Produtos europeus

O Ministério da Agricultura divulgou nesta segunda-feira (30/5) a lista de estabelecimentos que manterão o direito de usar a nomenclatura de produtos europeus com indicação geográfica reconhecida, como queijos e bebidas, após o início da vigência do acordo entre Mercosul e União Europeia. Mesmo que produzidos no Brasil, produtos que utilizam como registro o nome de regiões europeias – como é o caso de alguns queijos como fontina, gorgonzola, grana, gruyère, parmesão e bebidas como genebra e steinhäger – não poderão mais fazer uso dessas nomenclaturas. A consulta pública estabeleceu um prazo de 60 dias para o envio de documentação comprobatória do direito de pessoas físicas ou jurídicas de continuar a usar os nomes.

Queijo parmesão, um dos mais consumidos do mundo, é originário da região italiana do Vale do Pó (Foto: Divulgação)

Erva-mate

A erva-mate produzida na região do Planalto Norte Catarinense recebeu, no início deste mês, a Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). É a primeira vez que o produto recebe esse tipo de registro. A IG é um instrumento de reconhecimento da origem de um produto ou serviço. Assegura ao comprador que essa erva-mate catarinense detém um valor cultural intrínseco e uma identidade própria, que a distingue dos demais exemplares do mercado. No caso da erva-mate do Planalto Norte Catarinense, por exemplo, são consideradas as particularidades locais no manejo da planta. Historicamente, essas plantas foram afetadas pela influência de diversos povos a ocuparem a região (indígenas, caboclos, tropeiros e imigrantes europeus).

Colheita de erva mate (Foto: Robispierre Giuliani / Editora Globo)

Moagem de trigo

A moagem de trigo no Brasil atingiu 12,67 milhões de toneladas em 2021, volume considerado estável em relação ao registrado no ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) em pesquisa de moagem divulgada nesta segunda-feira (30/5). O documento revelou também que, do total processado, cerca de 9,9 milhões de toneladas correspondem à farinha de trigo. Em 2020 foram moídos 12,70 milhões de toneladas de trigo, sendo 9,5 milhões de toneladas destinadas à farinha de trigo, segundo a Abitrigo. O índice mede o porcentual de farinha obtido sobre o trigo processado. O resultado da pesquisa, segundo o presidente executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, expressa a estabilidade da demanda por farinha de trigo no Brasil e a alta do custo de produção do cereal.

Trigo (Foto: Nupur Das Gupta/CCommons)

Alerta para frio e chuva

Embora a chegada do frio intenso e, até, de geadas não tenham causado grandes prejuízos à produção agropecuária do Brasil, a Climatempo alerta para a chegada de novas massas geladas nas próximas semanas. Segundo a empresa de meteorologia, a primeira já está prevista para o dia 10 de junho, mas a onda é considerada moderada. Outra massa está prevista pelo dia 20 de junho e também não deve ser motivo para grandes preocupações, alertam os especialistas da Climatempo. 

Junto do frio, os produtores – especialmente os da região Sul – devem observar chuvas constantes. A previsão indica que, em algumas áreas, a precipitação pode até favorecer as lavouras de grãos, que estão em desenvolvimento; é o caso de alguns pontos do Paraná, onde a tendência é que a umidade no solo seja recuperada.

Tempo nublado, chuva (Foto: Pxhere/Reprodução)

PBR Brasil

O paulista Bruno Scaranello (General Salgado) venceu a etapa de Socorro (SP) do campeonato brasileiro de montaria em touros da PBR (Professional Bull Riders). Ele encerrou a prova, realizada no último fim de semana, com 346,5 pontos e assumiu a liderança do ranking nacional. Foi a segunda etapa da temporada, que vale pontos para o ranking mundial da PBR para 2023. Em segundo lugar, ficou Igor Junqueira, com 334 pontos, seguido por Pedro Vitti, com 259,5; Alex Junior, com 173,5; e Lucas Acácio, com 172,5 pontos. A próxima etapa do campeonato brasileiro da PBR será nesta semana, entre os dias 1º e 4 de junho, em Divinópolis (MG).

Pbr rodeio (Foto: PBR)

 
Source: Rural

Leave a Reply