Skip to main content

A chuva no Nordeste vai continuar durante a semana e a região segue em estado de emergência. A previsão do tempo indica chuvas ao longo dos próximos dias, com expectativa de redução somente no fim da semana, aponta o boletim da Rural Clima. Já nesta segunda-feira (30/5), o destaque para precipitações é o leste de Alagoas, que deve ter altos volumes. O estado, assim como Pernambuco e Paraíba, é um dos mais afetados.

LEIA TAMBÉM: Novas ondas de frio chegam ao Brasil em junho; veja datas e prepare-se

Pernambuco já registrou 79 óbitos e 3.957 pessoas desabrigadas em pontos de apoio, segundo os últimos dados da Defesa Civil Nacional. Até o momento, 14 municípios estão em situação de emergência e 63 municípios sob monitoramento. O estado segue em estado de atenção, com tendência de semana instável e possibilidades de chuvas fortes e persistentes entre segunda-feira (30/5) e terça-feira (31/5). A previsão prejudica o trabalho de buscas e resgates às vítimas de deslizamentos.

Chuva em Pernambuco fez 79 vítimas até o momento (Foto: Reuters/Diego Nigro)

 

Nesta segunda-feira, é possível observar a diminuição nas temperaturas no Oceano na costa do Nordeste, o que pode resultar em menos precipitações. "Se continuar dessa forma, a quantidade absurda de chuva que vem ocorrendo deve diminuir, porém, isso acontece de forma lenta e gradativa", explica Alexandre Nascimento agrometeorologista da Rural Clima.

De acordo com o especialista, ainda teremos bastante chuva, com previsão para redução entre sábado (04/06) e quarta-feira (08/06), porém, logo na sexta-feira (10/06), a chuva retorna com intensidade elevada "principalmente na Paraíba e no Rio Grande do Norte".

saiba mais

Como será o inverno 2022? Previsão é de estação mais seca que o normal

 

Por que está chovendo tanto no Nordeste?

Nascimento explica que a manutenção da instabilidade se justifica pelas "ondas de leste", que vindas do oceano provocam nebulosidade na região Nordeste. Quando essas ondas chegam próximas à costa litorânea, encontram águas mais quentes que o normal e acabam formando as nuvens e as chuvas que foram observadas nos últimos dias.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
 
Source: Rural

Leave a Reply