Skip to main content

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira (25/05) que realizará a fiscalização de 2,5 mil propriedades rurais que tiveram operações de seguro rural contratadas com o apoio do governo federal via Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). A medida, segundo a pasta, visa conferir os dados declarados na contratação das apólices como área e cultura a serem seguradas.

Leia também: Efeitos do clima no campo reforçam importância do seguro agrícola

Lavoura de milho atingida pela seca (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo)

 

A fiscalização será feita por técnicos da Conab até o final deste ano a partir de uma lista previamente definida pelo Ministério da Agricultura. Em caso de recusa do produtor em fornecer as informações solicitadas pela fiscalização, a operação pode ser cancelada e o produtor ficar impedido de participar do Programa nos anos seguintes.

saiba mais

Governo anuncia R$990 mi para subvencionar prêmio do seguro rural no Brasil em 2022

 

Com os dados das apólices, os fiscais verificarão se, de fato, o produtor contratou a apólice de seguro, se cultivou a cultura especificada na área indicada na apólice e se confirma o recebimento da subvenção federal por meio do desconto financeiro para a aquisição da apólice de seguro. Em todas as vistorias serão feitos: a marcação de coordenadas geográficas, registros fotográficos e emissão do laudo de fiscalização.

saiba mais

Produtor brasileiro recebeu R$4,5 bi em 2 meses do seguro por quebra de safra, diz ministério

 

O PSR oferece ao agricultor a oportunidade de obter auxílio financeiro e contratar uma apólice de seguro para sua atividade com custo reduzido. Desde o início deste ano, o percentual de subvenção ao prêmio está fixado em 40% para todas as culturas/atividades, exceto para a soja, cujo percentual permanece fixo em 20%.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
 
Source: Rural

Leave a Reply