Skip to main content

Depois de zerar as tarifas de importação de café, óleo de soja, macarrão e outros itens para favorecer a entrada de produtos e evitar que os preços subissem mais para os consumidores brasileiros, o Governo Federal decidiu ampliar a medida e reduzir o imposto sobre a importação de arroz, feijão e carne.

LEIA TAMBÉM: Brasil volta a taxar importação de muçarela

Plantação de arroz em Rio Verde (GO) (Foto: Divulgação)

 

O objetivo é o mesmo: reduzir o preço, mesmo que isso não tenha acontecido com a maior parte dos produtos que já estão nesta lista, como é o caso do queijo. Esse setor conseguiu, inclusive, com o apoio da bancada ruralista, reverter essa decisão depois de uma mobilização de quase dois meses e o imposto de 18% voltou a valer sobre os importados.

A notícia de uma nova redução de 10% na tarifa de arroz, feijão e carne surpreendeu novamente os produtores rurais, uma vez que quem acompanha de perto o mercado já viu que isso não tem surtido muito efeito e, pelo contrário, tem gerado mais competição com o produto nacional.

saiba mais

35 países restringiram exportações de alimentos nos últimos dois anos

Protecionismo cresce frente à crise alimentar

 

 

 

Alexandre Azevedo Velho, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), estado que mais produz arroz no Brasil, disse que a medida traz mais um desestímulo aos produtores de arroz, que já estão enfrentando um forte aumento nos custos de produção com preços abaixo dos esperados. Ele acredita, inclusive, que o plantio de arroz no Brasil deve ser reduzido ainda mais do que já era previsto por causa dessa medida.

O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders, não acredita em desestímulo à produção, mas pontua que o efeito de redução sobre os preços não deve acontecer, uma vez que, atualmente, não há de onde trazer o feijão de fora do Brasil a não ser da Argentina, que já tem tarifa zero para vender o Brasil.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

Source: Rural

Leave a Reply