Skip to main content

O frio intenso da últimas semanas não foi capaz de prejudicar as lavouras de soja e milho no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, a Rural Clima afirma que o tempo gelado da semana passada não deve se repetir pelo menos pelos próximos 15 dias, o que tranquiliza os produtores. No Paraná, as geadas provocaram danos apenas pontuais, sem interferir no cenário nacional, apontou o boletim agroclimático da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM:  O que é geada negra e qual é a chance de o fenômeno acontecer em 2022

O frio intenso da semana passada causou apenas danos pontuais às lavouras do Brasil (Foto: Divulgação)

 

Porém, apesar de a semana ter começado com tempo aberto, há tendência de retorno de chuvas a partir do final da semana que poderão comprometer os trabalhos de colheita. Para o arroz, as chuvas continuarão favorecendo a reposição dos mananciais utilizados na próxima safra e a colheita está praticamente encerrada na região Sul.

No trigo, as condições também são positivas. "Como há expectativa de chuvas ao longo das próximas semanas, as condições se manterão favoráveis ao plantio, bem como o desenvolvimento das lavouras. As temperaturas mais baixas também irão beneficiar áreas de trigo, pois atuam como controle natural de ervas daninhas", indica a Rural Clima.

saiba mais

Esmagamento de soja em MT cresce 3% no acumulado de 2022

Colheita da soja da safra 2021/22 atinge 98,1% da área no País

 

Região Sudeste

No Sudeste, foram registradas geadas em áreas de São Paulo e Minas Gerais. "Apesar de pontuais, houveram áreas mais afetadas, como a região de Patrocínio, onde há relatos de queimas em frutos e em ramos". Agora, com o tempo aberto previsto para as próximas semanas, a colheita deverá avançar sem maiores problemas.

As lavouras de milho segunda safra não sofreram com as geadas, porém as chuvas irregulares em algumas regiões dos dois estados foram responsáveis por reduzir o potencial produtivo das lavouras. Já a colheita da cana-de-açúcar, foi iniciada e deve caminhar sem maiores problemas, uma vez que  não há expectativa de frio intenso pelos próximos 15 dias, diz o boletim.

saiba mais

Anec reduz levemente previsão de embarques de soja e farelo em maio

Governo reduz imposto de importação de arroz, feijão e carne

 

Região Centro-Oeste

O frio intenso da última semana pode ter comprometido o pleno desenvolvimento de algumas lavouras do Centro-Oeste, já que foram registrados dias seguidos com temperaturas baixas. Porém, ao longo dos próximos dias, gradativamente, as temperaturas irão se elevar.

De maneira geral, as condições seguem favoráveis nas lavouras de milho segunda safra, mesmo com a ocorrência de geadas pontuais. Para a cana, "as chuvas previstas para o final da semana devem causar paralisações nos trabalhos de campo".

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Região Norte e Nordeste

Os estados do Pará e do Maranhão continuarão recebendo chuvas ao longo das próximas semanas que serão responsáveis por manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra. A Rural Clima informa também que o Tocantins segue com tempo aberto.

No Piauí, as lavouras de soja e milho se mantém com boas condições. "A colheita está sendo iniciada e não há previsões de chuvas que poderão comprometer os trabalhos de campo", informa o boletim. Por outro lado, o tempo aberto ao longo da semana na Bahia deve desfavorecer o desenvolvimento das lavouras de segunda safra.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply