Skip to main content

O Instituto Biológico de São Paulo (IB) realizou, neste sábado (21/5), a tradicional colheita de seu cafezal, que, segundo a instituição, é o maior em área urbana do mundo. Foi a 15ª edição do evento, que marca o início oficial da safra de café no Estado e celebra, de forma antecipada, o Dia Nacional do Café, no próximo dia 24 de maio. Os frutos serão beneficiados, torrados e entregues ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Produtor rural usa blockchain em exportação de café para o Japão

Café cultivado no Instituto Biológico de São Paulo (Foto: Divulgação/IB)

 

O cafezal do Instituto Biológico existe desde meados de 1950 e foi plantado para ser utilizado na pesquisa da brocado café, doença que já no início do século 20 prejudicava os cafezais. Atualmente, tem uma área de um hectare (10 mil metros quadrados) com cerca de 10 mil pés de café das variedades Catuaí, Mundo Novo e de outras seis entre as mais cultivadas.

"O propósito do cafezal é ser um instrumento de educação ambiental, didático, histórico e cultural, destinando-se às pessoas que desejam conhecer uma plantação de café, sua história e outras particularidades, além dos princípios das boas práticas agrícolas, sustentabilidade e agricultura regenerativa", explica o Instituto, em comunicado.

saiba mais

Conab reduz previsão de safra de café com corte na safra de arábica

Exportação de café cresce 34% em receita, afirma Cecafé

 

Ainda conforme o Instituto Biológico, já foi colhida uma tonelada, que resultou em 500 quilos de café torrado e moído. Mas a produção vinha caindo nos últimos ano, o que levou a instituição a fazer uma renovação do plantio.

"A produção é totalmente orgânica desde 2017, tendo passado por um período de transição. O ano passado conseguimos que até o beneficiamento fosse efetuado de maneira a manter as características de produção orgânica”, ressalta Harumi Hojo, responsável técnica pelo projeto, de acordo com o divulgado pelo Instituto Biológico.
Source: Rural

Leave a Reply