Skip to main content

O cajá (Spondias mombin) é uma fruta saborosa, que pode ser consumida in natura, em forma de suco, sorvete, licores, geleias, compotas ou usada como ingrediente em receitas culinárias de doces e sobremesas. Muito apreciado pelos brasileiros, rende lucros aos agricultores que se dedicam ao seu plantio. Da Mata Atlântica à Floresta Amazônica é a faixa que mais concentra a cultura no país.

LEIA TAMBÉM: Como fazer horta em casa? Veja dicas do que plantar

O cajá é rico em sais minerais e vitaminas (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

No Nordeste, onde tem cultivo mais disseminado – na Bahia, a cajazeira ainda se destaca pelo uso no sombreamento das plantações de cacau –, o cajá é bastante popular. A propósito, a região é destino da pesquisa de um novo pacote tecnológico para o plantio sustentável da fruteira, e que foi desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte. Os resultados têm sido promissores para o aumento da produtividade da cultura,e podem ser aproveitados pela atividade por todo o país.

Técnicas adequadas de adubação e irrigação, associadas ao uso de telados para proteger os frutos que caem em direção ao solo, de ataques de insetos e danosmecânicos, evitando quebras que chegavam a 40% da lavoura, foram implementadas em fazendas participantes dos experimentos no Estado do Piauí. Em 6 hectares de uma delas, a fertirrigação com dosagens de nitrogênio, fósforo e potássio aplicada em parcelas a cada 30 dias possibilitou, em poucos meses, o salto de 3,4 toneladas para 8,1 toneladas de cajá produzido.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Outra vantagem da inovação conferida à cultura é a redução de cerca de uma hora e trinta minutos do tempo de colheita. A qualidade nutritiva, o aroma agradável e as demais características do cajá, que também é conhecido como taperebá e cajá-mirim, têm grande apelo comercial e o fruto pode ser fonte de renda para pequenos e grandes produtores em todas as partes do território nacional. 

Em pomares domésticos, podendo ser cultivado em sítios, chácaras e quintais, ou em plantios mais extensos, cada cajazeira tem capacidade para gerar por safra cerca de 40 quilos do fruto, chegando a próximo de 6,2 toneladas de unidades por hectare em espaçamento de 8 por 8 metros. A colheita do cajá ocorre no período de janeiro a maio, com maior volume de frutos colhidos nos meses de março a abril. Entretanto, a fruteira leva tempo para oferecer as primeiras cargas. Somente após o quarto ano, a partir do início do plantio, surgem os cajás em quantidades que se avolumam gradativamente até os oito anos de idade, quando a produção se estabiliza.

Rico em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, o cajá também possui vitaminas A, B e C, fornece fibras, que aumentam a sensação de saciedade, e tem poucas calorias. Nasce da cajazeira, planta de folhas verdes originária da América tropical e, portanto, adaptada ao clima quente. A árvore pode chegar a 30 metros de altura, mas versões de menor porte da fruteira estão em desenvolvimento para facilitar a colheita e os tratos culturais. Podas de condução, ou formação, são também um meio de manter a árvore mais compacta.

saiba mais

Como plantar cenoura? Veja dicas para facilitar cultivo

Como plantar alface em garrafa pet? Técnica fácil ajuda a economizar

 

MÃOS À OBRA

 

 

INÍCIO: A cajazeira passa por pesquisas para melhoria do seu plantio e desenvolvimento, com estudos e experiências de novas técnicas de cultivo. Por isso, vale a pena entrar em contato com a Embrapa Meio-Norte, uma das várias unidades regionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fim de obter mais informações e dicas sobre a cultura da fruteira.

AMBIENTE: Como a planta de cajá gosta de regiões quentes e úmidas, seu cultivo tem
mais sucesso em locais onde há longo período chuvoso. A cajazeira, que chega a crescer,
inclusive, em áreas de brejo, aprecia temperatura média de 25°C.

PROPAGAÇÃO: Mudas que foram obtidas por meioda enxertia são as mais indicadas. Na cultura do cajá, as plantas enxertadas são as que apresentam retorno mais rápido para a frutificação, embora o desenvolvimento inicial ainda seja lento. Pode-se, também, fazer a propagação por meio de estacas do tipo lenhosa e com 1 metro de comprimento e de 4 a 8 centímetros de diâmetro.

PLANTIO: Deve ser diretamente no campo e em solo arenoso ou argiloso, desde que seja profundo e em local com condições de irrigação até o pegamento.

saiba mais

Zamioculca prefere pouca água e iluminação indireta; veja como cuidar

Como plantar amor-agarradinho

 

ESPAÇAMENTO: Indica-se de 8 x 8 metros entre plantas para assegurar espaço suficiente para o crescimento da copa das árvores. Abra a cova com 50 x 50 x 50 centímetros e aplique uma adubação de 20 litros de esterco, preferencialmente no período das chuvas.

CUIDADOS: É necessário realizar irrigações frequentes, sobretudo se for fraca a incidência de chuva na região. Depois de concluir o plantio no local definitivo, regue a planta, pelo menos, duas vezes por semana. Problemas com doenças e pragas são raros nas cajazeiras, mas sempre é bom manter-se em observação.

PODA: A de condução, ou de formação, é indicada quando a planta atingir 1 metro de altura. O objetivo é conseguir uma cajazeira de porte menor e com tamanho que facilite a colheita dos frutos.

PRODUÇÃO: De fase lenta, só começam a surgir os primeiros frutos quatro anos após o plantio da cajazeira, e se a muda for proveniente da técnica de propagação de enxertia. No entanto, a carga ganha volume a cada safra nos anos seguintes. No oitavo ano, a produção se estabiliza. Colha manualmente os cajás caídos ou quando ainda estiverem iniciando o amadurecimento, processo que se completará com o fruto fora do pé.

saiba mais

Como plantar avenca

Como plantar guabiroba: a fruta rica em vitamina C

 

 

RAIO X

SOLO: de textura arenosa, média ou argilosa e profundo

CLIMA: úmido e com 25°C de temperatura média

ÁREA MÍNIMA: plantio pode ser realizado em um quintal

COLHEITA: após quatro anos do início do plantio

CUSTO: R$ 20 é o preço médio da muda enxertada

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply